Brasil pode perder Pantanal até o final do século, alerta Marina Silva
Ministra participou de uma sessão no Senado para falar sobre as queimadas que atingem grande parte do país.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta quarta-feira (4), durante uma sessão da Comissão de Meio Ambiente no Senado, que o Brasil pode perder o Pantanal por completo até o final deste século.
A ministra foi convidada para falar sobre as ações do governo em meio a alta das queimadas e centros florestais que atingem várias regiões do país, principalmente a Amazônia, Cerrado e Pantanal.
“Segundo os pesquisadores, se continuar esse fenômeno, o diagnóstico é de que poderemos perder o Pantanal até o final do século. Isso tem um nome: baixa precipitação, alto processo de evapotranspiração, não conseguindo alcançar a cota de cheia, nem dos rios nem da planície alagada”, disse Marina.
A ministra declarou que todos os anos a cobertura vegetal da região vai diminuindo, seja em função do desmatamento ou das queimadas, o que contribui para a perda da planície.
Sobre as queimadas, Marina Silva afirmou que as ações do governo são para “empatar o jogo”, tendo em vista as atuais condições climáticas.