Polícia

Imóveis abandonados ajudam na prática de crimes, afirma Chico Lucas

SSP-PI deflagrou, na manhã desta sexta, operação com objetivo de notificar imóveis abandonados no Centro de Teresina.

Secretário Chico Lucas - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

Secretário Chico Lucas - Foto: Heitor Carvalho/Lupa1

02 de agosto de 2024 às 14:35
4 min de leitura

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (2º), a “Operação Salubridade”, com objetivo de notificar imóveis abandonados no Centro de Teresina. Em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança, Chico Lucas, disse que essas notificações serão encaminhadas ao Ministério Público e os locais podem ser desapropriados para interesse social.

Secretario Chico Lucas - Foto: Lupa1

“Não falta em Teresina gente com vontade de morar no Centro. Se esses imóveis forem desapropriados, nós vamos encaminhar para programas habitacionais, mas que sejam desapropriados por valores que sejam reais, e que os atuais proprietários não deram a devida atenção sejam autuados por esse papel que vem fazendo. Não cabe só transferir a responsabilidade para o poder público, quando várias pessoas não zelam pelo seu patrimônio [...] eles serão multados [donos dos imóveis] e quem sabe desapropriados para interesse social”, afirmou o secretário.

Operação Salubridade - Foto: Reprodução

De acordo com a SSP-PI, o Centro de Teresina enfrenta sérios desafios relacionados a imóveis desocupados, o que impacta negativamente a economia e a segurança da região. Mediante pesquisadores do Curso de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, em junho de 2024, havia aproximadamente 1.209 imóveis comerciais desocupados em uma área de menos de 100 quarteirões, resultando em perda de empregos e receitas fiscais.

Furtos no Centro de Teresina e imóveis abandonados

O secretário Chico Lucas explica ainda que grande parte dos furtos no Centro da capital estão ligados de forma direta com os imóveis abandonados. Segundo ele, a Prefeitura de Teresina será acionada para informar sobre a regularidade cadastral, ou seja, se os donos estão pagando IPTU.

Operação Salubridade - Foto: Reprodução

“Também faremos uma laudo de vistoria com o Corpo de Bombeiros, um laudo da Polícia Científica para as questões estruturais e se esses imóveis estão sendo usados para prática delitiva, tráfico de drogas, crimes sexuais, as vezes estupro ou até mesmo o furto”, afirmou.

Recado para empresários

Ainda durante entrevista, o secretário mandou um recado para os empresários. “Nós temos algumas pessoas que têm vários imóveis no Centro, elas não vendem, não alugam e não baixam o preço, elas não cuidam. Se você não quer baixar, não quer que o imóvel seja alugado, seja vendido pelo preço que você não acha razoável, mas no mínimo você zele por esse imóvel e cumpra as suas obrigações legais como proprietário. Caso não as cumpra, nós vamos multá-lo, fiscalizá-lo e se continuar insistindo vamos processar”, finaliza Chico Lucas.


Sobre a operação

Na manhã desta sexta-feira (02) a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) deflagrou a “Operação Salubridade”, com o objetivo de notificar imóveis abandonados no Centro de Teresina.

Durante a ação, 10 equipes formadas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros realizam a notificação dos imóveis abandonados com riscos sociais e estruturais. Neste momento, os policiais seguem em operação, e a meta é notificar 217 de imóveis nos próximos dias na região central da capital.

MATÉRIA RELACIONADAS

SSP notifica imóveis abandonados no Centro de Teresina

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas