Polícia

Draco 138: local utilizado como QG da facção “B40” é alvo da ação

Delegado Charles Pessoa relatou à TV Lupa1 que um dos endereços alvos da ação funcionava para julgamento de membros de facções rivais.

Delegado Charles Pessoa - Foto: Heitor Carvalho/ Lupa1

Delegado Charles Pessoa - Foto: Heitor Carvalho/ Lupa1

16 de julho de 2024 às 10:17
4 min de leitura

Na manhã desta terça-feira (16) o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou a operação Draco 138 onde foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão em bairros localizados na zona Sudeste de Teresina.

À TV Lupa1 o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa afirmou que todos os alvos da operação eram envolvidos com facções criminosas e até o momento, 10 pessoas foram presas, além de diversos entorpecentes, arma de fogo e veículo apreendidos.

“23 endereços foram alvo de busca e apreensão, todos os endereços são de indivíduos que têm relação com a criminalidade, principalmente com facções criminosas. Até então, contabilizamos 10 pessoas presas, apreensão de uma quantia razoável de entorpecentes, arma de fogo e um veículo também apreendido”, afirmou o delegado.

Apreensão Draco - Foto: Heitor Carvalho/ Lupa1

O delegado Charles Pessoa também relatou à TV Lupa1 que um dos endereços alvos da ação funcionava como ponto da organização criminosa Bonde dos 40, onde era utilizado como ponto de comercialização de drogas e o julgamento de membros de facções rivais.

“Inclusive um dos endereços funcionava como QG da organização criminosa, um apartamento segundo os próprios presos, alugados e bancados pelo próprio bondes 40, que servia tanto para comercialização de drogas, como também de reunião. E julgamento de outros membros de facções rivais”, afirmou.

Apreensão Draco - Foto: Heitor Carvalho/ Lupa1

O coordenador do Draco também afirmou à reportagem que os indivíduos presos na operação de hoje confessaram que recentemente conduziram um membro do PCC até o apartamento, onde o indivíduo foi julgado e executado.

“Eles mesmo confessaram que conduziram recentemente um indivíduo membro do PCC lá para esse endereço, onde esse indivíduo foi julgado e executado pela própria célula da facção criminosa. Os três criminosos e a mulher que a gente prendeu na manhã de hoje, todos eles com participação nesse homicídio”, disse o delegado.

Draco deflagra operação 138 - Foto: Divulgação/SSP-PI

Prisões:

O delegado relatou que quatro pessoas que possuíam papéis de destaque na facção Bonde dos 40 foram presos na manhã de hoje. De acordo com ele, um desses indivíduos foi identificado como Guilherme de Paiva Andrade Silva e conhecido pelo Vulgo de Muriçoca, ele é acusado de ser o disciplina da organização. Além dele, Leandro dos Santos Messias Barreto, conhecido como Loirinho, Brion Araújo Nascimento Rocha e Nara Gabriela Rodrigues de Oliveira também foram presos.

“Nós prendemos quatro pessoas. Uma dessas pessoas exerce o papel de disciplina na facção criminosa, conhecido como Muriçoca, um indivíduo que foi conduzido por nossa equipe. Os outros dois homens, eles exercem um papel de coordenação da atividade de tráfico de entorpecentes, mas também participam desses julgamentos, e a mulher presa auxiliava os presos”, finaliza o delegado.

Veja mais


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas