Polícia

"PM preso fazia segurança de mandante dos homicídios", diz delegado Charles Pessoa

Coordenador do Draco contou detalhes das operações deflagradas nesta quarta-feira (05).

Delegado Charles Pessoa - Foto: Laura Cardoso/ Lupa1

Delegado Charles Pessoa - Foto: Laura Cardoso/ Lupa1

05 de junho de 2024 às 13:02
5 min de leitura

O delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em entrevista exclusiva ao Lupa1, nesta quarta-feira (05), deu detalhes das operações deflagradas em Demerval Lobão, Lagoa do Piauí e Pedro II. Durante as diligências, um sargento da Polícia Militar foi preso novamente por integrar uma facção criminosa.

Delegado Charles Pessoa - Foto: Laura Cardoso/ Lupa1

Após investigações e monitoramentos, nós identificamos que alguns indivíduos, que eram monitorados pela Draco em Teresina, migraram para a região metropolitana [Demerval Lobão, Lagoa do Piauí e Pedro II], em razão desse trabalho intenso da segurança pública aqui na capital", afirmou Charles Pessoa.

Durante a Operação “Draco 125”, deflagrada em Demerval Lobão e Lagoa do Piauí, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão de sete pessoas em flagrante. Além disso, foram apreendidas grande quantidade de drogas, arma de fogo e material que vincula os investigados às organizações criminosas.

As equipes do Draco também estão presentes em Pedro II, onde foi deflagrada a operação “Draco 126” que resultou na prisão de Isnael, considerado líder da célula da facção criminosa que atua na região. O delegado Charles Pessoa explicou que Isnael recebia serviços de segurança prestados pelo sargento da Polícia Militar, Francisco Ferreira de Sousa Filho, preso durante a ação.

Alguns criminosos já estavam presos, a exemplo do Isnael, considerado a principal liderança do CV [Facção Criminosa], na região de Pedro II, foi preso em uma casa de alto padrão, já estava preso preventivamente. Esse policial militar tinha o papel de fazer a segurança desse membro dessa facção e também por repassar diversas informações a respeito da atuação das Forças de Segurança Pública”, complementou o delegado

Ainda de acordo com Charles Pessoa, o Draco conseguiu identificar e prender um homem, identificado pelo vulgo "Negão", responsável por praticar os homicídios à mando de Isnael. A partir disso, o serviço de inteligência conseguiu solucionar a dinâmica usada pelos criminosos para cometer homicídios.

Além da identificação dessa célula, nós conseguimos identificar e qualificar diversos criminosos envolvidos em várias modalidades, criminosos, dentre elas, tráfico de entorpecentes, participação em sete crimes contra a vida, dentre eles, seis homicídios e uma tentativa de homicídio. Todos esses crimes foram elucidados. “Negão” era o responsável pela prática desses homicídios e todos esses homicídios aconteciam por determinação do Isnael”, disse Charles Pessoa

Prisão do PM

Segundo Charles Pessoa, o policial militar Francisco Ferreira que já havia sido preso em abril e, após diligências, foi encontrada na residência dele uma motocicleta com sinais de adulteração. “Ele foi preso em flagrante e posteriormente colocado em liberdade, mas como a gente já vinha investigando e conseguimos coletar muitas informações no contexto da busca e apreensão, todo esse material foi analisado pelas equipes do Draco, pela inteligência também da polícia militar e ele foi preso preventivamente”, apontou o coordenador do Draco.

Prisão de Isnael

Ao cumprir mandado de busca e apreensão, o Draco localizou na residência de luxo de Isnael, líder da facção criminosa, uma arma de fogo que havia sido roubada da Polícia Militar do Piauí.

Matérias Relacionadas

Draco 126: PM preso acusado de integrar facção criminosa já havia sido detido

https://lupa1.com.br/noticias/policia/draco-126-pm-preso-acusado-de-integrar-faccao-criminosa-ja-havia-sido-detido-38847.html

Draco deflagra operações e prende PM que integrava facção criminosa no Piauí

https://lupa1.com.br/noticias/policia/draco-deflagra-operacoes-e-prende-pm-que-integrava-faccao-criminosa-no-piaui-38843.html

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas