Coluna Gustavo Almeida

A maratona de Georgiano Neto: 39 convenções em 17 dias e 9 kg perdidos

Ápice de participações aconteceu no dia 27 de julho, quando ele compareceu a sete convenções partidárias no interior do Piauí.

Deputado estadual Georgiano Neto fez maratona de convenções (Reprodução/Instagram)

Deputado estadual Georgiano Neto fez maratona de convenções (Reprodução/Instagram)

08 de agosto de 2024 às 08:15
4 min de leitura

O prazo para realização das convenções partidárias começou no dia 20 de julho e se encerrou na última segunda-feira (5). Foram 17 dias para que os partidos políticos homologassem as candidaturas dos filiados que pretendem concorrer nas eleições municipais deste ano.

Nesse período, deputados estaduais, federais e senadores andaram bastante pelo Piauí para prestigiar convenções dos aliados políticos nos municípios. Porém, nenhum deles viajou mais que o deputado estadual Georgiano Neto (MDB). O parlamentar esteve em 39 convenções, atingindo uma média geral superior a dois eventos por dia.

7 em um só dia

O recorde de participações aconteceu no dia 27 de julho, quando o deputado estadual compareceu a sete convenções partidárias. Nessa data, Georgiano foi às cidades de São Miguel da Baixa Grande, Prata do Piauí, Monsenhor Hipólito, Alegrete do Piauí, Padre Marcos, Jaicós e Patos do Piauí.

Georgiano em convenção na cidade de Alto Longá

Um dia antes, no dia 26, ele esteve em quatro cidades: Alto Longá, Assunção do Piauí, Castelo do Piauí e Sigefredo Pacheco. No dia 28 foi a convenções em cinco municípios: José de Freitas, Paes Landim, São Luís do Piauí, Aroeiras do Itaim e Wall Ferraz. Se somarmos a quantidade de participações de Georgiano em convenções nos dias 26, 27 e 28, totaliza 16 em apenas três dias, do Norte ao Sul do Piauí.

De todo o período de convenções partidárias, o deputado só não foi a nenhuma nos dias 22 e 23. Em todos os demais dias ele esteve em alguma convenção no interior do estado. Apesar de não ter ido a convenções nessas duas datas, ele cumpriu outros tipos de agendas no interior.

Não deu conta

Mesmo com esse grande número de participações, Georgiano ainda não deu conta de estar presente nas convenções de todos os aliados. A coincidência de datas de boa parte dos eventos foi o principal motivo.

Georgiano em convenção na cidade de Oeiras

Em Paulistana, por exemplo, Georgiano é aliado do prefeito Joaquim da Farmácia (PSD), mas não conseguiu comparecer à convenção. O deputado federal Júlio César (PSD), pai dele, foi ao evento representando o grupo.

Georgiano também não pôde comparecer à convenção do candidato a prefeito Marcelo Jatobá (MDB), em Piracuruca, no Norte do Piauí, a 208 km de Teresina. O candidato a vice de Marcelo é do PSD, ligado a Georgiano.

Mais magro

Ele diz que emagreceu com maratona de convenções

Em contato com a coluna, Georgiano Neto informou que perdeu 9 quilos apenas no período das convenções. Segundo ele, a intenção é perder ainda mais para encarar o "quente" da campanha nesses dois meses finais.

"Puxado, mas o fôlego tá em dia. Perdi 9 kg. E perdendo mais para aguentar a maratona", avisou.

Meta eleitoral

O PSD, partido controlado pela família de Georgiano, é atualmente a segunda agremiação partidária em número de prefeitos no Piauí, atrás apenas do Progressistas. A intenção da direção do partido é sair das eleições municipais deste ano como a maior força municipalista do estado.

Georgiano em convenção em Morro do Chapéu do Piauí

Embora adotem cautela ao cravar números, a meta do deputado federal Júlio César e de Georgiano Neto é que o PSD eleja entre 60 e 70 prefeitos. Formalmente, vale lembrar, Georgiano está filiado ao MDB devido a um acordo para as eleições estaduais de 2022, mas é ele quem dá as cartas no PSD, o seu verdadeiro partido.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas