Coluna Gustavo Almeida

Candidato mais velho do Piauí fará 88 anos em dezembro; mais novo tem 18

Em Teresina, maior cidade do estado, o candidato mais velho já foi prefeito e senador da República.

Coronel Elói, de Barro Duro, é o candidato mais velho; Júlio César, de Campo Grande do Piauí, o mais novo

Coronel Elói, de Barro Duro, é o candidato mais velho; Júlio César, de Campo Grande do Piauí, o mais novo

22 de agosto de 2024 às 11:40
5 min de leitura

O prefeito do município de Barro Duro, coronel Elói Pereira (PSD), é o candidato mais velho nas eleições de 2024 no Piauí. O atual gestor disputa a reeleição aos 87 anos e, se for reeleito, tomará posse já com nova idade. Nascido em 1936, coronel Elói vai completar 88 anos no dia 1º de dezembro deste ano.

O primeiro mandato dele como prefeito foi no começo da década de 1980. Ele e a família figuram na política de Barro Duro há mais de 40 anos. A esposa também já foi prefeita.

Coronel Elói Pereira disputa reeleição para prefeito em Barro Duro (Reprodução/Instagram)

Elói é coronel aposentado da Polícia Militar do Piauí.

O mais novo

Já o candidato mais novo nestas eleições municipais no Piauí é Júlio César Silva, que disputa uma vaga de vereador pelo PSD no município de Campo Grande do Piauí, a 354 km de Teresina. Coincidentemente, Júlio está de aniversário nesta quinta-feira (22/08), data em que completa 18 anos e atinge a maioridade penal.

Além de Júlio César, outros três candidatos a vereador no Piauí também têm 18 anos, mas são mais velhos do que ele por uma diferença de meses. Os outros três - Manu Cantuário (Pode), Maria Bianca (Pode) e Victor Gabriel (Rede) - disputam vagas nas Câmaras de Jatobá do Piauí, José de Freitas e Parnaíba, respectivamente.

O candidato Irmão Júlio César, de Campo Grande do Piauí, tem 18 anos (Foto: Picos40graus)

A legislação brasileira prevê que, para concorrer ao cargo de vereador, o candidato precisa ter 18 anos na data da posse, ou seja, em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição. Com isso, um candidato a vereador pode disputar a eleição ainda com 17 anos, desde que complete os 18 até a data da posse.

Na capital

Elmano Férrer e Inácia Izabel Benta: o mais velho e a mais nova na eleição de Teresina

Em Teresina, cidade com maior eleitorado do estado, o candidato mais velho é o ex-prefeito e ex-senador Elmano Férrer (Progressistas), que concorre ao cargo de vereador. Elmano tem 82 anos.

Já o candidato mais novo em Teresina nestas eleições é Inácia Izabel Benta de Assis, candidata a vereadora pelo PSDB. Inácia nasceu em 27 de fevereiro de 2005 e tem, portanto, 19 anos.

OUTROS ASSUNTOS

| Apoio a Caio Bucar

Teresa Britto apoia Caio Bucar (Foto: Divulgação)

A ex-deputada estadual Teresa Britto (PV) anunciou na noite desta quarta-feira (21) apoio a candidatura de Caio Bucar para vereador. Recém-filiado ao PV, Bucar, que já era um candidato muito competitivo, se fortalece ainda mais na tentativa de voltar à Câmara Municipal de Teresina. Vale lembrar que Caio Bucar teve 5.609 votos na eleição de 2020 e foi um dos mais votados para vereador, porém, não conseguiu se eleger porque o partido dele à época, o Republicanos, só fez quociente eleitoral para eleger um parlamentar.

| Silvio relembra vitória

Postagem feita pelo perfil de Silvio no Instagram

O candidato a prefeito de Teresina Silvio Mendes (União) publicou nesta quinta-feira (22) em suas redes sociais foto da capa do jornal O Dia de 6 de outubro de 2008, dia seguinte ao pleito que o reelegeu prefeito com a maior vantagem já obtida por um candidato na capital. Na época, Silvio teve mais de 70% dos votos válidos contra apenas 25% do petista Nazareno Fonteles, seu principal concorrente. Foram 173 mil votos de maioria sobre Fonteles. "Que esse sentimento se repita, nos guiando novamente ao Palácio da Cidade, para que possamos cuidar de Teresina mais uma vez", postou o perfil de Silvio no Instagram.

| Nas ruas e avenidas

O candidato a vereador Elmano Férrer (Progressistas) intensificou de vez a campanha nas ruas de Teresina. Nos últimos dias, a militância do "Veín Trabalhador" tem marcado presença nas avenidas e nos bairros da cidade. O que chama atenção é a presença dos bonecos que reproduzem a imagem de Elmano, conquistando tanto a atenção dos adultos quanto das crianças. Os personagens têm espalhado animação e alegria por onde passam.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas