Coluna Gustavo Almeida

Ciro, Marcelo e Júlio dão rega-bofes a prefeitos em Brasília de olho em 2026

Políticos aproveitam presença de gestores municipais na Marcha dos Prefeitos e oferecem almoços e jantares com eleição de 2026 no cardápio.

Prefeitos em Brasília

Prefeitos em Brasília

22 de maio de 2024 às 11:20
5 min de leitura

Dezenas de prefeitos do Piauí estão em Brasília nesta semana para participar de atividades da Marcha dos Prefeitos, movimento promovido anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A ida dos gestores municipais à capital federal tem servido para alimentar uma disputa que se desenha no Piauí para 2026.

Na terça-feira (21), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) serviu um concorrido almoço para dezenas de prefeitos dos mais variados partidos. Em contato com a coluna na manhã desta quarta (22), o senador informou que 57 prefeitos estiveram no almoço.

Ciro com prefeitos em Brasília (Divulgação/Ascom)

O encontro promovido por Ciro já virou tradição na capital federal nos últimos anos.

Jantar da família Lima

À noite, foi a vez do deputado federal Júlio César Lima (PSD) e seu clã político reunir dezenas de prefeitos. A senadora Jussara Lima, esposa de Júlio, e o deputado estadual Georgiano Neto, filho do deputado, também fizeram as honras da casa para os prefeitos. Muitos foram jantar com Júlio e Georgiano depois de almoçarem com Ciro.

Júlio César se movimenta forte para conseguir a indicação de uma das vagas de candidato a senador em 2026. De preferência, claro, na chapa governista. Para isso, ele, a esposa Jussara e o filho Georgiano têm investido cada vez mais na relação com os prefeitos e filiado diversos gestores municipais ao longo dos últimos meses.

Georgiano com prefeitos em Brasília (Instagram)

Com uma força política cada vez maior junto às lideranças municipais até 2026, Júlio César e Georgiano avaliam que não haverá como o governador Rafael Fonteles (PT) deixar o PSD de fora da chapa majoritária.

O rega-bofe de Marcelo

Na noite desta quarta-feira, será a vez do senador Marcelo Castro (MDB) oferecer um banquete para os prefeitos. De olho na reeleição em 2026, Castro tem trabalhado nos últimos anos para se firmar como um "líder de muitos prefeitos", posição que Ciro Nogueira e Júlio César já ostentam há muitos anos no Piauí.

Jantar de Marcelo será hoje (Foto: Érica Pessoa/Lupa1)

Quando foi eleito em 2018, Marcelo teve apoio decisivo de gestores municipais ligados ao PT e principalmente do senador Ciro Nogueira (Progressistas), com quem fez dobradinha na chapa governista. Porém, nos últimos anos Marcelo tem trabalhado para tentar se firmar como um líder com seus próprios prefeitos.

Disputa em 2026 promete

Se depender da influência política dos prefeitos, a disputa pelas duas vagas de senador no Piauí nas eleições de 2026 promete ser agitada. Sob a liderança do governador Rafael Fonteles (PT), o Palácio de Karnak vai fazer de tudo para ficar com as duas vagas. Derrotar Ciro Nogueira é uma meta do Karnak.

Por outro lado, Ciro tentará renovar o mandato e aposta na relação com dezenas de prefeitos, inclusive muitos de partidos da base do governo estadual. O senador também vislumbra uma candidatura a vice-presidente da República numa chapa de direita, porém, já adiantou que se não conseguir espaço numa composição presidencial irá tentar renovar o mandato no Senado Federal.

E ainda tem os rafaboys

Gov. Rafael Fonteles (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

Em meio à luta de Ciro Nogueira , Marcelo Castro e Júlio César pelo Senado, ainda há outras perspectivas para 2026. Na base do governo, o que se sabe é que o governador Rafael Fonteles tem a intenção de que uma das vagas de senador na chapa governista seja de um "rafaboy", ou seja, um nome da nova geração política ligada diretamente ao próprio Rafael.

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) também já externou publicamente que irá batalhar por uma das vagas na chapa do Karnak.

É vaga de menos para gente demais. Até lá, haja comida.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas