Coluna Gustavo Almeida

Ciro Nogueira cobra posição de Lula contra reeleição suspeita de Maduro

Órgão eleitoral controlado por Nicolás Maduro divulgou resultado dando vitória ao ditador da Venezuela, que se perpetua há anos no poder.

Senador piauiense cobra posição de Lula (Arte/Lupa1)

Senador piauiense cobra posição de Lula (Arte/Lupa1)

29 de julho de 2024 às 11:32
4 min de leitura

O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) usou as redes sociais nesta segunda-feira (29) para cobrar do presidente Lula (PT) uma manifestação contra a polêmica - e muito suspeita - reeleição do ditador da Venezuela Nicolás Maduro. O ditador venceu a eleição, segundo resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral, que é controlado pelo governo de Maduro.

De acordo com Ciro Nogueira, se Lula não condenar severamente as ações do ditador, ficará comprovado que o PT usa a democracia apenas para fazer demagogia eleitoral.

"Você pode dizer que defende a democracia ou você pode aceitar o que acontece na ditadura da Venezuela. As duas coisas não dá. Se o presidente Lula não condenar severamente as ações de Maduro, fica comprovado de uma vez por todas que democracia, para o PT, só é pauta para demagogia eleitoral", escreveu Ciro.

Vários líderes mundiais já se manifestaram e condenaram o processo eleitoral da Venezuela. Maduro estava atrás em todas as pesquisas. A oposição alega que houve fraude e sustenta que o candidato oposicionista Edmundo Gonzaléz teria vencido o pleito com 70% dos votos.

OUTROS ASSUNTOS

| PSDB vai à Justiça

Lula em pronunciamento na TV (Reprodução)

A direção nacional do PSDB anunciou que vai acionar a Justiça contra o pronunciamento feito pelo presidente Lula em rede nacional neste domingo (28). O partido tucano alega que Lula convocou cadeia de rádio e TV para fazer propaganda. "O presidente usou desse expediente para fazer propaganda da divisão do país, da qual ele é um dos protagonistas, e espalhar dados eleitoreiros para subsidiar o discurso de seus candidatos a prefeito neste ano. O PSDB irá à Justiça contra o governo federal por uso indevido da convocação da rede nacional de rádio e TV", diz nota publicada pelo partido.

| Descrédito das pesquisas

Pesquisas são contestadas (Divulgação/TSE)

Já ficou claro para qualquer pessoa sensata que os institutos de pesquisa no estado do Piauí estão cada mais descredibilizados. Mesmo aqueles poucos que ainda têm uma certa seriedade são vistos com desconfiança devido à péssima reputação dos que não têm. Com isso, todos acabam prejudicados e são jogados na vala do descrédito. A grande verdade é que a maior parte das pesquisas virou mero instrumento de propaganda para os grupos políticos que as encomendam. Já passou da hora de uma nova regulamentação, um novo regramento, ser feito para tentar moralizar as pesquisas eleitorais. Ou se faz isso com urgência ou daqui uns tempos elas serão meros panfletos de propaganda eleitoral, se é que não já são.

| Trabalhadores com medo

Empresa não dá satisfação a trabalhadores

Milhares de trabalhadores terceirizados da empresa Litucera, que faz o serviço de limpeza pública em Teresina, estão desesperados. Após decisão judicial que suspendeu o contrato e obrigou a prefeitura de Teresina a contratar a segunda colocada, a Litucera está deixando o serviço sem dar satisfação aos milhares de trabalhadores. Desde a semana passada, a empresa começou a retirar os adesivos dos caminhões e recolher todos os equipamentos sem dar satisfação nem aviso aos trabalhadores. Entre os garis, o medo é de calote. A saída da Litucera se dá porque a prefeitura de Teresina contratou a empresa de forma emergencial, sem licitação, duas vezes seguidas, o que foi considerado ilegal.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas