Coluna Gustavo Almeida

Com discurso ainda descalibrado, Bárbara acaba atingindo gestões do pai

Ao se referir ao tempo de Sílvio como “retrocesso”, deputada escorrega na história e esquece que seu pai foi o representante maior daquele modelo.

Bárbara do Firmino

Bárbara do Firmino

05 de junho de 2024 às 11:05
3 min de leitura

A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) fez duras críticas nesta semana ao ex-prefeito e pré-candidato de oposição Sílvio Mendes (União Brasil). Em declaração à imprensa, ela disse que uma vitória de Sílvio significa "a volta ao tempo antigo, ao retrocesso". Essa seria uma crítica absolutamente normal entre políticos que estão de lados opostos, mas, em se tratando de Bárbara, não é.

Deputada Bárbara (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

A fala da deputada coloca em xeque o conjunto de gestões do PSDB, do qual o pai dela, o ex-prefeito Firmino Filho (1963-2021) foi o maior expoente. Qual é o "tempo antigo" a que Bárbara se refere? Seria o tempo em que o PSDB governava? Sílvio Mendes foi lançado na política por Firmino. Aliados, os dois sempre estiveram no mesmo palanque e Firmino enaltecia as gestões tucanas, tanto dele, de Sílvio Mendes, de Wall Ferraz e de Chico Gerardo.

Quando Bárbara fala em volta de retrocesso ao referir a um modelo de gestão que o pai dela foi líder, acaba atingindo o tão propagado "legado tucano" do qual a própria deputada costuma se orgulhar de ser oriunda.

Sem apoio do governador

Na mesma declaração desta semana, Bárbara ainda incorreu em outro ponto contraditório que acaba conflitando com a trajetória política do pai. Segundo a deputada, não tem como um prefeito governar a capital sem apoio do governador do Estado e do presidente da República. Os tempos de gestões tucanas mostram o contrário.

Firmino Filho foi prefeito de Teresina na maior parte do tempo sem ter alinhamento político com o governador do Piauí nem com o presidente. Opositor declarado do PT, o ex-prefeito alcançou excelentes índices de aprovação em suas gestões mesmo tendo o governador e o presidente como adversários políticos.

Firmino, aliás, se orgulhava de comparar e mostrar a diferença do modelo de gestão da Prefeitura da capital com o modelo do PT no Estado.

Ajustar para não contaminar

Novata na política, Bárbara ainda precisa calibrar melhor o discurso para que as críticas ao grupo de Sílvio Mendes não atinjam as gestões do pai, embora essa seja uma tarefa difícil.

Na condição de ex-aliada e agora adversária de Sílvio, a jovem deputada estadual naturalmente vai fazer críticas, mas precisa de alguma orientação para que as falas não contaminem a história do próprio pai.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas