Coluna Gustavo Almeida

Com palanque de maioria masculina, Novo promete gestão 60% feminina

Pré-candidato do PT a prefeito da capital cita que mulheres são maioria do eleitorado e merecem ter voz ativa na gestão pública.

Palanque Fábio Novo

Palanque Fábio Novo

03 de junho de 2024 às 11:21
4 min de leitura

O pré-candidato a prefeito de Teresina Fábio Novo (PT) promete uma equipe com maioria formada por mulheres caso venha a ser eleito prefeito da capital nas eleições deste ano. Embora o palanque formado pelo petista até aqui seja de maioria masculina, a promessa é de que na gestão a realidade seja diferente.

Fábio Novo durante ato político em Teresina no começo de maio (Reprodução/Instagram)

De acordo com Novo, 60% dos cargos estratégicos numa eventual gestão dele na Prefeitura serão ocupados por mulheres. A promessa foi feita após o petista participar de um encontro de mulheres do PSB no fim de semana.

"Reafirmei meu compromisso de promover a igualdade de gênero em minha gestão, buscando que 60% dos cargos estratégicos sejam ocupados por mulheres. Elas são a maioria do eleitorado e merecem ter voz ativa também na administração pública.", escreveu o Novo numa rede social.

Para comparar

Se cumprir a promessa, Fábio Novo vai superar em muito a presença feminina do governo Lula (PT). Em janeiro deste ano, Lula tinha apenas 38,4% de mulheres em cargos de comando, enquanto os homens eram 61,6%.

OUTROS ASSUNTOS

| Chapa dos Reginaldos

O prefeito Gilson no centro e os pré-candidatos majoritários em Lagoa do Barro do Piauí

O grupo político do prefeito de Gilson Nunes (PSD), do município de Lagoa do Barro do Piauí, lançou no fim de semana a pré-candidatura de Reginaldo Coelho (MDB) para prefeito. O evento reuniu grande quantidade de simpatizantes e contou com a presença do ex-governador Wilson Martins e do deputado estadual Gil Carlos (PT). O curioso é que o candidato a vice de Reginaldo Coelho será Reginaldo Ribeiro. É a chapa dos Reginaldos.

| Querem voltar

O ex-prefeito Quirino Avelino, que exerceu 6 mandatos, e o filho Quirino Neto (Reprodução/Instagram)

Após 4 anos longe da Prefeitura de Itaueira, a 344 km de Teresina, a família Avelino tenta retomar o poder na cidade. Depois de seis mandatos do ex-prefeito Quirino Avelino, um ex-PFL que recentemente se filiou ao PT, o filho dele, Quirino Neto (PT), será candidato. Contudo, terá pela frente uma parada dura: vai enfrentar o atual prefeito Osmundo Andrade (MDB), que busca a reeleição e lidera pesquisas de intenção de voto. A coisa para o grupo dos Avelinos ficou mais complicada depois que Patrice Leitão, que foi candidato a prefeito do grupo na eleição de 2020, mudou de lado e agora será vice do prefeito Osmundo.

| Só no Nordeste

Presidente Lula (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A região Nordeste é a única do Brasil em que a maioria acha o governo Lula (PT) melhor do que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os números são de uma pesquisa do PoderData realizada de 25 a 27 de maio de 2024. No Nordeste, 50% dos entrevistados disseram que a gestão do petista é melhor, enquanto 36% avaliam que a de Bolsonaro foi melhor. Para 10%, as gestões são iguais, e 3% não opinaram. No Sudeste, há um empate técnico: 36% acham Lula melhor, enquanto 34% acham Bolsonaro melhor e 28% avaliam com iguais. 2% não opinaram.

Diferença grande

Já na região Sul, 55% avaliam que o governo Bolsonaro era melhor, enquanto 33% enxergam a gestão petista como superior e 7% consideram iguais. 5% não opinaram. Na região Norte 56% acham que Bolsonaro era melhor, ante 32% que veem Lula como melhor e 10% que avaliam como iguais. 2% não opinaram. No Centro-Oeste, 62% avaliam que Bolsonaro era melhor, enquanto apenas 29% dizem que Lula é melhor e 9% consideram iguais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas