Coluna Gustavo Almeida

Eleições 2024 em Itaueira: Dr. Osmundo lidera com 56%; Quirino Neto tem 31%

Levantamento mostra que se a eleição fosse hoje o atual prefeito do município venceria a disputa com folga.

Dr. Osmundo e Quirino Neto

Dr. Osmundo e Quirino Neto

28 de maio de 2024 às 17:25
3 min de leitura

Se as eleições para prefeito de Itaueira fossem hoje, o atual prefeito Dr. Osmundo Andrade (MDB) seria reeleito. É o que aponta pesquisa do Instituto IPPI Pesquisas e Consultoria.

Pré-candidatos disputam eleição em Itaueira

A sondagem realizada nos dias 19 e 20 deste mês aponta que Dr. Osmundo tem 56% das intenções de voto no cenário estimulado e lidera a disputa com folga. Na segunda colocação aparece o opositor Quirino Neto (PT), com apenas 31%. Os que não sabem ou não quiseram opinar somam 8,67%. Brancos, nulos ou nenhum são 4,33%.

Cenário estimulado da pesquisa do IPPI

O cenário estimulado é quando o pesquisador aponta ao eleitor os nomes dos pré-candidatos.

Líder também na espontânea

No cenário espontâneo, o atual prefeito Dr. Osmundo também lidera a corrida eleitoral com folga. Ele tem 52,67% das intenções de voto contra apenas 27% de Quirino Neto. Os que não sabem ou não opinam foram 19,33%. Nenhum, branco ou nulo somaram 1%.

O cenário espontâneo é aquele em que o eleitor cita o nome que vem à cabeça, sem que o entrevistador aponte nomes.

Maioria aposta em Osmundo

Os itaueirenses também foram instados a responder sobre quem eles acham que vai ganhar a eleição, independente de em quem eles votam. Nesse cenário, 56,33% acham que Dr. Osmundo vencerá a eleição, enquanto apenas 22,33% acreditam que Quirino Neto ganhará. Não sabem ou não quiseram opinar foram 21,33%.

Maioria aprova gestão

A pesquisa do Instituto IPPI também perguntou aos eleitores de Itaueira sobre a gestão do atual prefeito Dr. Osmundo. Ao todo, 64% dos entrevistados disseram que aprovam a gestão, enquanto apenas 28,67% disseram que não aprovam. Não sabem ou não quiseram opinar sobre a gestão somaram 7,33%.

Certeza de voto

O Instituto IPPI também perguntou aos eleitores se eles mudariam o voto até o dia da eleição. Do total de entrevistados, 83,33% disseram que "não mudaria", 6% responderam que "poderia mudar", 2,67% disseram que "mudariam". Outros 8% não sabem ou não opinaram.

Ficha técnica

O Instituto IPPI ouviu 300 eleitores nos dias 19 e 20 de maio. A margem de erro é de 3,89 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número PI-06595/2024.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas