Coluna Gustavo Almeida

Faltando menos de cinco meses para eleição, JVC ainda não tem redes sociais

Empresário não possui conta no Instagram e perfil no Facebook foi atualizado pela última vez em abril de 2014.

João Vicente Claudino

João Vicente Claudino

14 de maio de 2024 às 11:15
3 min de leitura

O empresário e ex-senador João Vicente Claudino (PSDB) mantém a pré-candidatura a prefeito de Teresina e tem apoio da Executiva Nacional do partido para disputar o Palácio da Cidade. Contudo, faltando menos de cinco meses para a eleição, o pré-candidato tucano ainda não possui perfis nas redes sociais, ferramentas consideradas indispensáveis para qualquer candidato nos tempos atuais.

João Vicente Claudino (Foto: Laura Cardoso/Lupa1)

No Instagram, rede mais visada pelos políticos hoje em dia, JVC não tem conta. No Facebook, é possível encontrar um perfil verificado de quando ele ainda era senador da República, intitulado "Sen João Vicente Claudino I". Porém, as últimas postagens feitas por esse perfil no Facebook foram em abril de 2014, ou seja, há 10 anos.

Em desvantagem

Quando o assunto é rede social, João Vicente está em grande desvantagem se comparado aos seus concorrentes na disputa pela Prefeitura de Teresina. No Instagram, o pré-candidato Sílvio Mendes (União Brasil) é o líder com 75,5 mil seguidores, seguido do prefeito e pré-candidato à reeleição Dr. Pessoa (PRD), que tem 55,9 mil. Já Fábio Novo (PT) possui 51,8 mil seguidores e o Professor Tonny Kerley (Novo) tem 29,6 mil seguidores.

Pré-candidatura questionada

A ausência de João Vicente nas redes sociais dá munição aos adversários, que questionam com frequência se a entrada do ex-senador na disputa pela Prefeitura de Teresina é ou não pra valer. O ex-deputado estadual Luciano Nunes, com quem JVC tem trocado críticas recentemente em meio à uma disputa interna no PSDB, é um dos que colocam em dúvida a pré-candidatura do empresário.

Montou chapa proporcional

Até agora, o maior gesto de João Vicente sobre as eleições municipais foi a articulação para montar a chapa proporcional do PSDB. Na condição de pré-candidato a prefeito, ele foi peça fundamental para a formação da chapa, o que garante uma base para a candidatura majoritária que ele pretende encabeçar.

Em manifestação recente, o próprio JVC disse que a montagem da chapa de vereadores constitui-se um ato de pré-campanha, e apontou que Luciano Nunes não fez nada para garantir uma chapa proporcional ao PSDB antes de se abraçar com o PT.

Estrutura vai ter

Depois de uma reunião com o presidente nacional do PSDB em Brasília na semana passada, João Vicente saiu com a garantia de que terá estrutura para tocar a campanha para prefeito. Com essa estrutura anunciada, é bom que o empresário crie logo contas nas redes sociais e comece a movimentá-las. A política hoje é nas ruas e nas redes. Não dá para imaginar um candidato a prefeito de capital sem presença nas redes sociais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas