Coluna Gustavo Almeida

Flávio Nogueira, do PT, diz que Governo Lula se perde ao apoiar ditadura

Parlamentar defende que o Palácio do Planalto reveja posição em relação ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

Flávio Nogueira critica postura do Governo sobre ditadura na Venezuela (Divulgação/PT na Câmara)

Flávio Nogueira critica postura do Governo sobre ditadura na Venezuela (Divulgação/PT na Câmara)

07 de agosto de 2024 às 09:23
5 min de leitura

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) criticou nesta terça-feira (6) a postura do Governo Lula sobre as eleições da Venezuela, cujo ditador Nicolás Maduro foi declarado reeleito em meio a fartos indícios de fraude condenados pela comunidade internacional. Em publicação nas redes sociais, Nogueira disse que não existe democracia na Venezuela e cobrou que o governo brasileiro reveja a posição de apoiar a ditadura de Maduro.

"O Poder é de Sua Excelência, o povo. Não há democracia 'a la Venezuela', pois [democracia] é princípio universal. Maduro é Bolsonaro de sinais trocados, venezuelanos o detestam. Nosso governo se perde ao apoiar ditadura. Tem de rever tal posição. Não temos 'compromisso com o erro'", escreveu.

A posição de Flávio Nogueira conflita com a do próprio partido dele, o PT, que divulgou carta em que reconhece a eleição de Maduro e a classifica como uma "jornada pacífica, democrática e soberana". Já o presidente Lula afirmou na semana passada que não houve "nada de grave" no processo eleitoral do país vizinho e considerou que a contestação do resultado pela oposição é "um processo normal".

Publicação do deputado nas redes sociais

Desde que Maduro foi declarado reeleito pelo órgão eleitoral da Venezuela, que é controlado ele, vários países têm se posicionado contra o ditador e não reconhecem como legítima eleição que ele diz ter vencido.

OUTROS ASSUNTOS

| Hora de conhecê-los

Debates na TV vão começar (Reprodução/TSE)

Nesta semana vai acontecer o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Teresina. Como não poderia ser diferente, há uma grande expectativa em torno dos principais nomes que disputam a prefeitura. No entanto, esse primeiro confronto na TV será importante também para sabermos se algum daqueles candidatos nanicos vai se comportar como "candidato auxiliar" nesta campanha. Basta prestar atenção no comportamento do sujeito. É fácil perceber quando uma candidatura de pouca expressão é apenas "auxiliar" de alguma candidatura poderosa.

| Chapa ficou quente

B.Sá e Zé Alberto na chapa (Reprodução/Instagram)

A definição do ex-deputado federal B. Sá (Progressistas) como vice de Zé Alberto (PSD) em Oeiras deu maior robustez à chapa da situação no município. A presença do patriarca e líder maior dos "bocas pretas" tem, inegavelmente, um peso. Depois de desentendimentos e uma divisão interna que marcaram o primeiro semestre, o tradicional clã político está em paz, unido e com disposição para se jogar com gosto na campanha. A tarefa da chapa Zé Alberto e B. Sá não será nada fácil, mas, da mesma forma, a tarefa da chapa adversária também não será. Eleição municipal em Oeiras costuma ser assim e, dessa vez, tudo indica que não será diferente.

| Eles querem voltar

Ex-prefeito Quirino Avelino discursa ao lado do filho Quirino Neto, que é candidato (Reprodução/Instagram)

A família Avelino tenta retomar o poder perdido em 2020 no município de Itaueira, a 344 km de Teresina. Depois de seis mandatos de prefeito na cidade, o tradicional líder Quirino Avelino, um cacique local do antigo PFL, aposta agora na candidatura do filho Quirino Neto (PT). A vice é a ex-prefeita Verônica Lima, sobrinha do velho Quirino. Acostumado a vencer e a "reinar" na política de Itaueira, a família Avelino dessa vez enfrenta cenário adverso. O atual prefeito Osmundo Andrade (MDB) tem a gestão bem avaliada e lidera pesquisas de intenção de voto com razoável folga.

| Tranquilidade pura

Vice-governador Themístocles Filho e a esposa e prefeita Ivanária Sampaio (Reprodução/Instagram)

Das principais cidades do Piauí, a única em que não haverá uma disputa boa de assistir é em Esperantina, no Norte do estado. Por lá, a atual prefeita Ivanária Sampaio (MDB), mulher do vice-governador Themístocles Filho, nada em águas calmas. A oposição foi praticamente desmontada e Ivanária não tem nenhum adversário relevante em seu caminho para o segundo mandato na prefeitura. Tudo sob o mais absoluto controle em Esperantina.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas