Coluna Gustavo Almeida

Me chamem de Doutor

Coligação recorreu ao TRE-PI para barrar pesquisa porque instituto não utilizou o título de doutor ao mencionar candidato.

Coligação de Pablo Santos alegou motivo inusitado para barrar pesquisa (Reprodução/Instagram)

Coligação de Pablo Santos alegou motivo inusitado para barrar pesquisa (Reprodução/Instagram)

26 de agosto de 2024 às 09:29
4 min de leitura

A coligação do candidato a prefeito de Picos Pablo Santos (MDB) recorreu à Justiça para impedir a divulgação de uma pesquisa do Instituto Opinar. A divulgação do resultado estava prevista para esta segunda-feira (26).

A campanha de Pablo alegou a existência de uma "irregularidade grave" na realização da pesquisa. É que o instituto Opinar colocou o nome "Pablo Santos" no questionário e não "Doutor Pablo Santos". Conforme o candidato do MDB, a utilização de um nome "diferente" pode induzir eleitores ao erro e comprometer o resultado.

O pedido foi negado pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral de Picos, mas Pablo, ou melhor, o doutor Pablo, recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), que suspendeu a divulgação da pesquisa por meio de uma decisão monocrática.

Talvez a população de Picos não queira votar nesse tal de Pablo Santos, mas se for no Dr. Pablo Santos, aí vota.

OUTROS ASSUNTOS

| Só podia ser o Henrique

Henrique Pires e Nelson Wilians (Montagem/Lupa1)

A Assembleia Legislativa do Piauí entrega nesta segunda-feira (26) o título de cidadão piauiense ao advogado Nelson Wilians. Natural de Cianorte, no Paraná, ele é referência no meio jurídico brasileiro e seu escritório tem, também, atuação internacional. Sobre o currículo e a importância de Nelson Wilians no mundo jurídico não há o que se discutir, mas o que mesmo ele fez pelo Piauí? Qual sua ligação com nosso estado? A proposição do título ao advogado é de autoria do deputado estadual Henrique Pires (MDB), especialista em conceder cidadania piauiense a figuras poderosas de outros estados que não possuem nenhuma relação com o Piauí.

| Motociata com Jeová

Motociata promovida por Jeová (Reprodução/Instagram)

O candidato a vice-prefeito de Teresina Jeová Alencar (Republicanos) mostrou mais uma vez sua força política e o quanto tem sido importante para a campanha do candidato a prefeito Sílvio Mendes (União). Na manhã deste domingo (25), ele liderou uma motociata por ruas e avenidas da Zona Sul da capital. Pilotando uma moto, o vice de Sílvio foi seguido por centenas de motociclistas, que eram animados com jingles e músicas da campanha. Jeová assegura que ele e Sílvio Mendes têm o compromisso de apoiar e promover o respeito aos cidadãos teresinenses que andam de moto, garantindo políticas de proteção e melhoria no trânsito para milhares de motociclistas da cidade.

| Em apenas 24 horas

Boulos e Marçal em debate (Foto: Edson Lopes Jr/Terra)

Com as redes sociais suspensas por determinação de um juiz de primeira instância, o candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) criou um perfil reserva no Instagram. Em apenas 24 horas, o perfil reserva passou de 2,3 milhões de seguidores e superou o do candidato Guilherme Boulos (Psol). Ou seja, Marçal conseguiu em apenas um dia o que Boulos levou todos os anos de sua trajetória política para conseguir. A decisão do juiz de primeiro grau de censurar as redes sociais do candidato dividiu opiniões por todo o País. A censura prévia acontece justamente no momento em que Marçal chega ao 1º lugar [empatado tecnicamente] com Boulos e Ricardo Nunes (MDB) na pesquisa Datafolha sobre a disputa pela prefeitura.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas