Coluna Gustavo Almeida

Prefeita cassada por vínculo conjugal com ex-prefeito será candidata de novo

Ex-gestora segue afirmando que foi vítima de injustiça e garante que dessa vez nada a impede de disputar a Prefeitura.

Ana Lina com o ex-prefeito e ex-marido Ricardo Sales, seu principal apoiador (Reprodução/Instagram)

Ana Lina com o ex-prefeito e ex-marido Ricardo Sales, seu principal apoiador (Reprodução/Instagram)

17 de julho de 2024 às 11:35
3 min de leitura

A nutricionista Ana Lina Cunha (PSD) é pré-candidata a prefeita do município de Murici dos Portelas, na região Norte do Piauí. Ela foi eleita prefeita em 2020, mas teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2021. A razão foi o vínculo conjugal formal com o ex-prefeito Ricardo Sales (PSD), que exerceu dois mandatos anteriores ao dela.

Na época, Ana Lina argumentou que tinha se separado de Sales ainda no primeiro mandato dele, mas a Justiça não se convenceu. Entre as muitas contradições que pesaram contra ela, o ministro relator do caso no TSE citou o fato de Ana Lina ter se declarado casada com Ricardo Sales e apresentado comprovante de residência em nome do marido durante a revisão biométrica realizada em 2017, ou seja, já no começo do segundo mandato de Sales. Com isso, ela não poderia ter sido candidata em 2020, razão pela qual foi afastada do cargo e determinada a realização nova eleição.

A eleição suplementar na cidade foi realizada em março de 2022 e o grupo de Ana Lina e Ricardo Sales elegeu Chaguinha da Saúde (PSD) prefeita. Contudo, a atual gestora não terá a oportunidade de concorrer à reeleição, pois Ana Lina será a candidata do grupo novamente. Ela assegura que está separada de Ricardo Sales e se refere a ele como ex-marido, embora o tenha como líder político e, novamente, como principal apoiador de sua campanha.

Em imagens de um ensaio fotográfico de pré-campanha publicadas há alguns dias, Ana Lina aparece tirando fotos ao lado de Sales. Em outro vídeo, publicado nesta semana, ela diz que herdou o dom da política e o amor por Murici dos Portelas "do meu ex-marido Ricardo Carlos e do meu ex-sogro Raimundo Sales".

Em ensaio publicado por Ana Lina, ex-prefeito Ricardo Sales aparece com ela (Reprodução/Instagram)

Vítima de injustiça

No vídeo, Ana Lina também relembrou o episódio da cassação e se disse vítima de uma injustiça. Ela assegura ainda que, apesar da cassação em 2021, não há nada que a impeça de concorrer à Prefeitura no pleito deste ano.

"Numa atitude covarde de algumas pessoas que não aceitaram a derrota, eu fui injustamente cassada por alegações de problemas pessoais e fui afastada. No entanto, não tenho nenhum tipo de condenação de improbidade administrativa ou de nenhum outra natureza que me impeça de novamente de pleitear a vaga de prefeita de Murici dos Portelas", disse.

A adversária de Ana Lina na disputa pela prefeitura será a ex-prefeita Auridea Santos Portela (PRD).

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas