Coluna Gustavo Almeida

Prefeita tornou Instagram ‘privado’ após escândalo das filhas aprovadas em concurso

Políticos costumam deixar perfil na rede social Instagram aberto ao público, mas prefeita de Tamboril optou por fazer o inverso.

Prefeita e filhas

Prefeita e filhas

13 de maio de 2024 às 09:50
5 min de leitura

A prefeita de Tamboril do Piauí, Delcides Figueiredo (MDB), decidiu ir na contramão do que os políticos costumam fazer: tornou privada a conta dela na rede social Instagram. Normalmente, figuras públicas deixam seus perfis pessoais abertos. Quando se trata-se de políticos, o hábito de ter as redes abertas é ainda mais comum e mais estratégico.

Prefeita Delcides e as filhas (Reprodução/Instagram)

A decisão de Delcides de colocar o Instagram no privado aconteceu após o Lupa1 revelar, no dia 23 de abril, que duas filhas, um genro e um primo da prefeita foram aprovados em 1º lugar para os cargos aos quais concorreram no concurso realizado pela prefeitura do município.

O caso ganhou forte repercussão e o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) abriu uma apuração e em seguida recomendou a desclassificação das filhas e do genro. Na semana passada, a recomendação foi acatada e os três foram desclassificados do certame.

O perfil de Delcides no Instagram era aberto até o caso vir à tona. Neste ano, a gestora vai tentar eleger um sucessor na prefeitura de Tamboril do Piauí e talvez, quando a poeira do caso baixar e o constrangimento diminuir, ela volte a deixar o Instagram no modo "público" novamente.

OUTROS ASSUNTOS

| Afiado nas redes

Jornalista Pedro Alcântara (Reprodução/Instagram)

O jornalista e pré-candidato a vereador Pedro Alcântara (Progressistas) vem dando o que falar na cena política de Teresina. Recém-chegado ao mundo das redes sociais desde que foi tirado da televisão, o experiente jornalista tem publicado com frequência vídeos em que critica e faz desafios públicos ao pré-candidato a prefeito Fábio Novo (PT). Alcântara levou para a internet a famosa "notícia do bolso", que era uma de suas marcas na TV. Os vídeos dele pipocam no Instagram e em grupos de WhatsApp.

| Parada dura

Osvaldo da Abelha Branca (Reprodução/Instagram)

O prefeito de Paulistana, Joaquim da Farmácia (PSD), vai enfrentar uma parada dura em sua tentativa de reeleição. Eleito em 2020 com apoio decisivo do então prefeito Didiu, com quem agora está rompido, o gestor vai disputar com o vereador de oposição Osvaldo da Abelha Branca (MDB). Apicultor conhecido na região, Osvaldo tem apoio do ex-prefeito Didiu e apareceu na liderança em recente pesquisa de intenção de voto. No lançamento da pré-candidatura há duas semanas, ele reuniu líderes estaduais como o ex-governador Wilson Martins, o vice-governador Themístocles Filho e os deputados estaduais Nerinho e Severo Eulálio.

| Pré-candidata

Luciana Sebim (Reprodução/Instagram)

A enfermeira Luciana Sebim, filha do ex-vereador Sebim, anunciou no fim de semana que vai ser candidata a vereadora de Teresina mais uma vez. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela reconhece que a decisão de tentar uma vaga na Câmara Municipal acontece de forma "tardia", porém, diz que foi "muito bem refletida". Luciana já foi candidata a vereadora nas eleições de 2016 e 2020, mas não conseguiu ser eleita. Dizendo se sentir "preparada, fortalecida e confiante", a enfermeira fará a 3ª tentativa, agora filiada ao PL.

| Atitude suspeita

Filmagens mostram áudios enviados por Gustavo Henrique em que ele tenta cooptar liderança

A equipe do pré-candidato a prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil) divulgou na noite deste domingo (12) áudios e vídeos de uma conversa de WhatsApp que mostram o pré-candidato a vereador Gustavo Henrique Feijó supostamente tentando convencer uma pré-candidata a vereadora do Republicanos, aliada de Sílvio Mendes e Jeová Alencar, a aderir à pré-candidatura dele para vereador e de Fábio Novo (PT) para prefeito. Em um dos áudios, Gustavo diz que se a pré-candidata fosse logo ao escritório fechar a adesão, ela teria "um fixo todo mês" e um "haver para resolver a situação agora".

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas