Coluna Gustavo Almeida

Rivais dizem que decisão do TSE deixa Bessah inelegível; ele reage: "Analfabetos"

Clima político fica cada vez mais quente em Oeiras e grupos rivais sobem o tom faltando quatro meses para eleição municipal.

Deputado Bessah Sá

Deputado Bessah Sá

13 de junho de 2024 às 11:40
5 min de leitura

O deputado estadual Bessah Sá (Progressistas) tem afirmado que está à disposição do grupo "boca preta" para ser candidato a vice-prefeito de Oeiras na chapa do pré-candidato Zé Alberto (PSD). Aparentemente, o clima ruim no grupo já está sendo contornado e agora o deputado se mostra aberto ao apaziguamento.

Contudo, adversários de Bessah em Oeiras espalham que ele tem uma condenação colegiada transitada em julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), datada de 27 de abril de 2023. O processo é referente a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por compra de votos nas eleições de 2014, quando Bessah concorreu pela primeiro ao cargo de deputado.

Deputado Bessah (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

A condenação, em grau de recurso no TSE, prevê o pagamento de multa de 20 mil Ufirs. A pena é apenas pecuniária (multa), mas adversários políticos do grupo "boca preta" espalham que ela tem o condão de gerar inelegibilidade do deputado por 8 anos.

Conhecidos pelo analfabetismo

Procurado pela coluna, o deputado estadual Bessah ironizou e disse que seus adversários precisam estudar mais. Sem papas na língua, o parlamentar chamou integrantes do grupo rival Tapety de "analfabetos".

"Eles precisam estudar mais. Mesmo que se tal afirmação [em relação à condenação] fosse verdade, o prazo é contado a partir de 2014. Tapetys são conhecidos pelo analfabetismo. Leitura não é pra qualquer um rsrs. Eles não gostam de ler", reagiu Bessah.

A decisão do TSE

Sede do TSE em Brasília (Divulgação/Ascom/TSE)

Bessah foi absolvido das acusações de compra de voto no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), porém, o Ministério Público entrou com recursos e levou o caso para TSE. Como o julgamento só aconteceu em 2023, quase 10 anos após as eleições de 2014, o objeto principal que seria a cassação do mandato e a decretação da inelegibilidade dele se perderam.

No voto do ministro Nunes Marques, do TSE, esse ponto é destacado. "Os fatos narrados ocorreram durante as eleições de 2014, de sorte que, em 2023, já se tem o esgotamento do mandato de deputado estadual e o transcurso de eventual lapso de inelegibilidade. Remanesce, contudo, interesse quanto à aplicação da multa prevista no art. 42-A da Lei 9.504/1997", disse o ministro.

O TSE até entendeu que houve o crime de compra de votos e que Bessah deveria ser condenado, mas só restou a Corte aplicar a condenação pecuniária ao político em virtude da demora e da perda de parte do objeto da ação.

OUTROS ASSUNTOS

| Cansado de ganhar

Sen. Ciro Nogueira (Foto: Pedro França/Agência Brasil)

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) afirmou em entrevista à jornalista Daniela Lima, da GloboNews, que já está cansado de ganhar do governo do presidente Lula (PT). Ao comentar a devolução da Medida Provisória que altera regras do PIS/Cofins, o senador piauiense celebrou o bom momento que a oposição vive nos embates com o Governo Federal no Congresso Nacional. O Progressistas tinha, inclusive, entrado na Justiça para derrubar a MP. "Eu já estou é cansado de ganhar deste governo", falou Ciro.

| Uma mulher, mas eu não

Graça Amorim (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

A vereadora Graça Amorim (PRD) celebra a ideia do prefeito Dr. Pessoa de ter uma mulher como candidata a vice nas eleições municipais deste ano. Segundo Graça, "é muito importante esse desejo do prefeito Dr. Pessoa" de privilegiar a presença feminina na chapa majoritária. Contudo, ela disse que não tem interesse nesse espaço, pois quer mesmo é disputar a reeleição para vereadora. "Não, eu não fui convidada para ser vice, até porque eu não serei. Sou pré-candidata a vereadora de Teresina", falou.

| Lançamento no sábado

Vereador Ismael Silva (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

O vereador de Teresina Ismael Silva (Progressistas) vai lançar oficialmente a pré-candidatura à reeleição no próximo sábado (15). O evento vai acontecer em um estabelecimento na Avenida Poty Velho, no bairro Santa Maria das Vassouras, na região da Grande Santa Maria da Codipi. "Chegou a hora de lançar a nossa pré-candidatura a reeleição de vereador por Teresina. Quero muito poder contar com aqueles que confiam em nosso trabalho e que também acreditam que o Dr. Sílvio Mendes seja a melhor opção para assumir a Prefeitura de Teresina", escreveu Ismael nas redes sociais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas