Coluna Gustavo Almeida

São Raimundo: Marcelo Castro pode ficar sem apoio do PT na sua reeleição em 2026

Acirramento político e trocas de acusações entre os grupos do senador e do deputado Hélio Isaías (PT) devem dificultar união na eleição seguinte.

Senador Marcelo Castro

Senador Marcelo Castro

10 de junho de 2024 às 08:36
5 min de leitura

O senador Marcelo Castro (MDB) é, até aqui, um dos nomes com presença garantida na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles em 2026. Não que haja uma lei que garanta a presença dos que têm direito à reeleição na chapa, mas por uma tradição que normalmente a classe política costuma seguir.

Senador Marcelo Castro (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

Enquanto já está no ar o debate sobre quem vai ficar com a segunda candidatura de senador na composição governista, a primeira já é certa para Marcelo Castro. Aliado fiel do PT - para alguns ele é mais petista do que mesmo emedebista - o senador vai buscar mais oito anos de mandato no Senado.

Briga feia em São Raimundo

Contudo, uma situação curiosa pode acontecer justamente na terra natal de Marcelo Castro, a cidade de São Raimundo Nonato. Desde que rompeu com o grupo da prefeita Carmelita Castro e do deputado estadual Hélio Isaías, ambos do PT, o senador e seu grupo viram o acirramento ficar cada vez maior com os ex-aliados.

Marcelo lançou o primo Rogério Castro (MDB), atual vice-prefeito, para enfrentar o pré-candidato Isaías Neto (PT), lançado por Carmelita e Hélio. O ímpeto do senador em derrotar o esquema político do casal é tão grande que ele até transferiu os domicílios eleitorais dele e dos filhos para São Raimundo.

Clima é cada vez mais belicoso entre grupos do senador e do deputado Hélio Isaías em São Raimundo Nonato

Mas a disputa não promete ser fácil. Poderosos e com a máquina da Prefeitura nas mãos, Hélio Isaías e Carmelita mergulharam no acirramento contra o senador. Todos os dias os dois lados trocam acusações e o alvo de Carmelita é, na maioria das vezes, muito mais o senador do que mesmo o candidato dele.

Como fica em 2026?

Independente do resultado da eleição municipal, ele certamente terá reflexos na disputa estadual de 2026. Carmelita e Hélio são do PT, aliados do governador Rafael Fonteles. O apoio à reeleição do gestor estadual é o óbvio. Mas, e quanto a Marcelo Castro? Com esse clima tão beligerante entre os grupos, o casal petista vai apoiar a reeleição do senador em 2026?

Em entrevistas à emissoras de rádio de São Raimundo Nonato, a prefeita Carmelita falta é cuspir fogo ao se referir a Marcelo. Dois anos seriam suficientes para ela acabar a zanga com o senador, esquecer a disputa local e votar nele em 2026? Ou o grupo do PT de São Raimundo, com o deputado Hélio, Carmelita e quem sabe com o prefeito (caso Isaías Neto vença) vai votar em apenas um dos candidatos a senador de Rafael Fonteles?

Se o grupo perder a prefeitura, a zanga tende a ser maior. E aí?

Apoiaria um nome da oposição?

Isaías Neto, o pré-candidato a prefeito do PT, com os padrinhos políticos Carmelita e Hélio Isaías

Carmelita e Hélio Isaías foram aliados e filiados ao partido do senador Ciro Nogueira até bem pouco tempo. Na eleição de 2022 o casal preferiu ficar no palanque do PT de Rafael Fonteles e abandonou Ciro. No entanto, Margarete Coelho, irmã de Carmelita, permaneceu no Progressistas e segue aliada de Ciro.

Esse ponto em comum seria o elo para os petistas Carmelita e Hélio (e quem sabe o prefeito Isaías Neto, caso este venha a ser eleito) votarem em um senador da oposição em 2026?

Tudo, inclusive nada

Marcelo Castro e o primo Rogério Castro, nome que ele tenta emplacar na Prefeitura de São Raimundo Nonato

É óbvio que em política muita coisa muda e quem hoje troca xingamentos amanhã pode estar se abraçando. Nesses tempos de políticos cada vez mais dependentes (e até subservientes) ao chefe do Palácio, pode ser que numa conversa de sala fria o governador Rafael Fonteles faça Hélio Isaías e Carmelita votarem na reeleição de Marcelo Castro e esquecerem essa briga de agora, independente de quem ganhe a prefeitura.

Em política tudo pode acontecer, inclusive nada. Na do Piauí então, acontece de tudo e já nem causa espanto.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas