Coluna Gustavo Almeida

Teresina: mulheres ficam fora da chapa majoritária dos principais pré-candidatos

Prefeito Dr. Pessoa foi o que mais falou em ter uma mulher como companheira de chapa, mas acabou escolhendo um homem.

Sede do Palácio da Cidade (Foto: Divulgação/PMT)

Sede do Palácio da Cidade (Foto: Divulgação/PMT)

18 de julho de 2024 às 11:42
4 min de leitura

Os principais pré-candidatos a prefeito de Teresina não colocaram mulheres na composição das suas chapas majoritárias. Apesar do discurso frequente de valorização da presença feminina nos espaços de poder, as mulheres não ganharam protagonismo no pleito deste ano na capital. Sílvio Mendes (União Brasil), Fábio Novo (PT) e Dr. Pessoa (PRD) colocaram homens como pré-candidatos a vice-prefeito.

Dr. Pessoa entra na relação dos três principais não pelo desempenho nas pesquisas de intenção de voto, mas por ser o atual prefeito e pleitear reeleição.

Sílvio Mendes tem o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) como vice. Fábio Novo colocou o médico Paulo Márcio (MDB) como companheiro de chapa. Já o prefeito Dr. Pessoa, que tanto falou na importância de ter uma mulher como vice, acabou anunciando nesta semana o ex-vereador Ricardo Bandeira (Avante) para o posto.

Mulheres como vice

Tonny Kerley e a vice Wanessa (Reprodução/Instagram)

Figurando em algumas pesquisas na terceira colocação, o pré-candidato Professor Tonny Kerley (Novo) foi um dos poucos que privilegiaram uma mulher na chapa. A advogada Wanessa Viana será a candidata a vice.

O pré-candidato Telsírio Alencar (Mobiliza) também anunciou uma mulher, a advogada Juliana Macedo, como vice. Outro que anunciou uma mulher como vice foi o pré-candidato Santiago Belizário (UP), que terá Dara Dalila como companheira de chapa.

OUTROS ASSUNTOS

| Agressividade na campanha

Pré-candidato Sílvio Mendes (Divulgação/Ascom)

O pré-candidato a prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil) afirmou em evento político na Zona Sul que os ataques que diz estar sofrendo de adversários o motivam e tornam ainda maior sua vontade de vencer a eleição. Para o pré-candidato, quanto mais os adversários são agressivos, mais ele se motiva. "Temos enfrentado uma eleição muito agressiva. Seja com as pessoas que estão ao nosso redor, seja com as lideranças. Mas quanto mais agressivos eles são, mais vontade eu tenho de ganhar essa eleição", falou Sílvio.

| Cobra comendo cobra

Diretório do MDB no Piauí (Reprodução/Google)

A chapa de vereadores do MDB em Teresina é uma verdadeiro "ninho de cobra". Foi o que disse um político com longevo tempo de filiação ao partido. Na avaliação do emedebista sincerão, o que menos existe na composição proporcional é união e/ou desejo dos pré-candidatos de verem algum colega vencer. "Nessa chapa do MDB cada candidato torce para que o colega de partido perca a eleição. Alguns pré-candidatos torcem muito mais pelo sucesso de gente de outros partidos do que pelos colegas de MDB. Os que chegaram agora são os mais renegados. Esses devem viver de orelhas quentes", contou o emedebista.

| Vazamento de entrevista

Entrevista com Lula (Reprodução/Record)

A Rede Record afastou a jornalista Renata Varandas após um trecho do conteúdo da entrevista exclusiva com o presidente Lula vazar para o mercado cerca de uma hora antes da exibição, ocorrida na noite da última terça-feira (16). Divulgado pela corretora BGC, o texto com parte do conteúdo da entrevista foi atribuído à Capital Advice, uma agência de análise política da qual Renata Varandas é uma das três sócias. De acordo com a Folha de S. Paulo, a Record avalia demitir a profissional, porém, outros veículos de imprensa noticiam que Renata já foi demitida da emissora. A jornalista ainda não se pronunciou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas