Coluna Piauí em números

Blitz representa quase 20% da recuperação dos celulares roubados no Piauí

Dados mostram que até agosto, mais de 1.8 mil aparelhos foram retirados das mãos de pessoas que não eram os verdadeiros proprietários.

Celulares recuperados - Foto: Reprodução

Celulares recuperados - Foto: Reprodução

25 de setembro de 2023 às 18:42
4 min de leitura

A recuperação de celulares roubados ou furtados no Piauí cresceu 115% esse ano, em relação ao mesmo período de 2022. Os números são Secretaria Estadual de Segurança e mostram que até agosto, mais de 1.8 mil aparelhos foram retirados das mãos de pessoas que não eram os verdadeiros proprietários. E boa parte desse total, quase 200, foram encontrados durante a realização das blitzen de trânsito, ocorridas em todo o Estado.

Celulares recuperados - Foto: Reprodução

O serviço de fiscalização tem apenas três meses e já tem uma média de uma recuperação a cada 12 horas, somente nas blitzen. E essa ação, que é considerada pioneira no país, ganhou, recentemente, o reforço do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidiu não haver violação do sigilo de dados quando ocorre a averiguação do celular, nas abordagens feitas nas operações de trânsito.

“A quinta turma do STJ só referendou algo que já fazemos desde junho, quando começamos a fiscalização”, afirmou Fernando Aragão, chefe do Controle de Operações de Trânsito no Piauí, acrescentando que o agente policial pode verificar o IMEI, que é o CPF do celular, para pesquisar, na base de dados, se o mesmo é fruto de roubo ou furto. “Nisso, já encontramos quase 200 aparelhos nas blitze”, pontuou.

Número de celulares recuperados cresceu - Foto: Reprodução

Mas, nas operações de trânsito, a inclusão de agentes da polícia civil, tem ocasionado em apreensões de material ilícito e prisões de criminosos, muitos foragidos. Só na última semana, a Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública realizou ações de trânsito em Teresina e no município de São Miguel do Tapuio, no norte do Estado.

A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Militar e Detran e ocasionou na abordagem de nove pessoas, que foram presas pelo crime de receptação, com aparelhos celulares provenientes de furto e roubo, cinco pessoas conduzidas por embriaguez ao volante e uma presa com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável.

Ações realizadas - Foto: Reprodução

De acordo com Fernando Aragão o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância do respeito e segurança no trânsito, além de reduzir a criminalidade. “Nosso trabalho visa garantir um trânsito mais seguro e eficiente, através de ações preventivas que tem como intuito conscientizar toda a população. A Semana Nacional do Trânsito é uma forma de intensificar essa mensagem para um número maior de pessoas”, falou.

E todo esse combate aos roubos e furtos de celulares no Piauí, tem várias frentes. A ação das blitze é apenas uma. Na última sexta-feira, dia 22 de setembro, por exemplo, a polícia realizou a devolução de 60 aparelhos celulares recuperados pelo Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).

O NARFF foi criado em março de 2023 e atua em ocorrências relacionadas a roubos e furtos de celulares, intensificando ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime. É importante que o cidadão, vítima de furto ou roubo de celular, registre boletim de ocorrência informando o número do IMEI do aparelho.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas