A Arquitetura de Interiores como elemento da Arte
A arquitetura de interiores deve ser projetada para se adaptar aos seus usuários e não o contrário.
Todos nós vivemos em espaços que devem refletir nossa personalidade e estilo de vida. A arquitetura de interiores deve ser projetada para se adaptar aos seus usuários e não o contrário.
Assim, como podemos pensar os espaços de uma forma que deixe os ambientes mais agradáveis, confortáveis, em harmonia e equilíbrio?
Todos os elementos dentro de um determinado espaço devem estar em constante sinergia uns com os outros, bem como com os próprios usuários.
A Escola da Gestalt, por exemplo, traz a ideia de que “não se pode conhecer o todo através das partes, fragmento-as e desconectando das demais, e sim, as partes por meio da junção de todos eles”. Só assim o nosso cérebro passa a perceber, interpretar e absorver uma determinada imagem ou uma ideia.
Deve ser feito um estudo adequado das simetrias, como estas entram em sintonia com a própria arquitetura e como podemos interpretar cada elemento desejado para que possamos nos sentir confortáveis fisicamente e psicologicamente. Devemos observar nossos espaços como uma obra de arte, onde todas as cores, linhas e texturas puderam ser utilizadas adequadamente, através de técnicas de composição refletindo as vibrações corretas para cada ambiente.