Arquitetura Brutalista no Piauí
A obra do Tribunal de Justiça é tida como uma grande realização de Borsoi e também uma ousadia para a época, principalmente em Teresina.
O brutalismo foi uma corrente arquitetônica que surgiu entre as décadas de 1950 e 1960 no contexto do pós-guerra na Europa, dentro do modernismo marcado por um período decisivo para o avanço industrial e tecnológico em diversos campos, incluindo a construção civil e arquitetura. A necessidade de reerguer cidades europeias com baixos custos foi o ponto que impulsionou o desenvolvimento de tal estilo.
Nesse contexto, o brutalismo surge do termo francês “béton brut”, traduzido como “concreto bruto”, que teve como precursor um dos maiores nomes da arquitetura mundial, Le Corbusier.
Piauí
Acácio Gil Borsoi, arquiteto carioca, nascido em 1924, realizou uma das obras mais importantes da sua carreira e que foi visitada por arquitetos de todo o Brasil: o Tribunal de Justiça de Teresina, PI (1975). O prédio com características do brutalismo possui grandes pilares simbólicos, que foram implantados de forma assimétrica.
O arquiteto também foi responsável pela projeção de diversos outros prédios importantes para o Piauí, como a Assembleia Legislativa do Estado (ALEPI, 1986); o Projeto do Memorial da Praça Da Costa e Silva e o Conjunto Habitacional do Mocambinho. Seu trabalho possuía um rigor na geometria e na composição, além de proporção, ritmo e compromisso com o entorno.
A sua vida profissional começou na cidade carioca com a produção de grandes projetos, tanto residenciais como institucionais, atuando também no escritório de Affonso Reidy.
A obra do Tribunal de Justiça é tida como uma grande realização de Borsoi e também uma ousadia para a época, principalmente em Teresina. A novidade do projeto em concreto armado foi experimentada por arquitetos modernistas no Brasil e no mundo, chegando a ser utilizada, também, pelo ícone da arquitetura mundial Le Corbusier.
O domínio do concreto armado, usado nos projetos de Borsoi, foi uma técnica que permitiu a qualificação da mão de obra local, como no caso do Tribunal de Justiça do Piauí. A obra grandiosa do TJ-PI entrou para a história da Arquitetura Brutalista, sendo considerada uma das primeiras no Nordeste que segue o estilo proposto pela pureza dos materiais, como o concreto, e demonstra toda a qualidade construtiva e projetual do arquiteto.
Arquitetura Brutalista adequada ao clima
Borsoi levou em consideração o clima da cidade de Teresina e a topografia, aproveitando e se adequando aos desníveis, fazendo com que toda a tipologia se adequasse ao seu entorno. No caso da Assembleia Legislativa, o arquiteto procurou utilizar materiais que possuíssem propriedades que ajudem na redução do calor, como tijolo de barro, cerâmica, seixos e o próprio concreto.
O projeto também deu ênfase à ventilação através de elementos vazados, como a utilização de sombras e luz natural. Sua arquitetura possuía um compromisso com a paisagem urbana e com questões identitárias climáticas, além da relação com o usuário.
É diferente, por exemplo, do que observamos hoje em dia em Teresina. Houve o declínio de práticas arquitetônicas que favorecem apenas o mercado imobiliário e os edifícios não possuem qualquer relação e compromisso com questões identitárias, climáticas, o bem-estar dos usuários, o entorno e a escala humana.