Arquitetura em Barra Grande
As características gerais do vilarejo toma como partido a natureza, os recursos naturais disponíveis em seu entorno, além do próprio clima.
Os pequenos vilarejos têm se tornado em todo o nordeste grandes pontos turísticos atraindo pessoas de vários países. Barra Grande/PI é um exemplo dessa modalidade de turismo que, assim como Jericoacoara no Ceará, tornou-se uma pequena cidade conhecida internacionalmente. Devido a questões ambientais, climáticas e a grande incidência de ventos, Barra Grande, principalmente a partir do mês de agosto, passou a ser referência aos praticantes de kite surf de todo o mundo.
Arquitetura vernacular
A arquitetura vernacular está relacionada com a forma de construir de cada região, além do aproveitamento de materiais locais, onde até mesmo os métodos construtivos passam de geração a geração de uma forma empírica, podendo ser definida como aquela procedente de uma localidade, Faria (2011).
Esta arquitetura é feita com recursos naturais e técnicas próprias da região onde a edificação está inserida. Sendo assim, ela está diretamente relacionada ao contexto, aspectos culturais de cada localidade sendo também uma forma de afirmação destas mesmas.
As características gerais das edificações tomam como partido a natureza, os recursos naturais disponíveis em seu entorno, além do próprio clima. Nas vilas mais isoladas e que foram menos influenciadas pelo setor turístico, observa-se uma participação maior das comunidades dentro de uma dinâmica local, onde se trabalha com materiais mais baratos devido aos recursos que muitas vezes são precários.
Uma característica desta arquitetura é o respeito que o construtor local tem pelo seu entorno, se utilizando da própria vegetação, bem como outros materiais ali encontrados com facilidade, como a pedra, o barro e a madeira, procurando não agredir a natureza, tornando assim essa arquitetura simples, mas não simplória. Utilizando-se madeiras que são encontrados facilmente no litoral, como a carnaúba, o eucalipto e o angelim. (Entrevista feita ao construtor local, Vinicius de Sá Coelho e Silva, BG/PI Tecnólogo em Edificações). O uso do barro por exemplo acaba tornando essas edificações mais orgânicas, tanto com relação ao seu entorno como com relação ao conforto térmico proporcionado por este material.
Políticas públicas
Atualmente leis municipais estão em andamento na prefeitura de Cajueiro da Praia para melhorar tanto a infraestrutura como a preservação do meio ambiente.Uma política da ordenação no trânsito foi implementada na comunidade de Barra Grande para o período de férias no mês de Julho a partir de 2021. Com esse ordenamento, os turistas que foram impedidos de circular com veículos por algumas ruas deBarra Grande.
A partir de um estudo da arquitetura de uma forma mais abrangente, nãoapenas em uma época específica, deve-se pensar através da escala humana, conforme JanGehl, arquiteto e urbanista dinamarquês em seu livro Cidade Para as Pessoas. Já o arquiteto Holandês Aldo Van Eyck, considerado o maisinovador e iconoclasta do movimento modernista, o qual se aproximou mais da antropologia. Segundo Van Eyck, “...é necessário reativar nossa cultura e civilização, é vital superar a abstração alienante da arquitetura moderna, é básico reencontrar aquilo que é comum às formas construídas pelo homem. Segundo ele, “...é necessário olhar para os arquétipos do passado para recuperar a dimensão humana, cultural e simbólica das formas arquitetônicas, e tentar criar de forma realista, formas geométricas desalinhadas, selvagens, desnudas e puras,distantes do consumo contemporâneo de formase imagens.(Montaner, 2015).
Devemos como clientes e arquitetos propormedidas para melhorar a infraestrutura local utilizando materiais e uma iluminação adequada para o urbanismo local, o paisagismo e as áreas internas das edificações.