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Profissionais das escolas estaduais no Amapá recebem formação em Educação Ambiental

Implantação das Comissões para Meio Ambiente e Qualidade de Vida, está entre as prioridades do treinamento.

Profissionais das escolas estaduais no Amapá recebem formação em Educação Ambiental.

Profissionais das escolas estaduais no Amapá recebem formação em Educação Ambiental.

14 de junho de 2024 às 12:16
5 min de leitura

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu início ao Ciclo de Formação, em comemoração aos 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental. O evento, que se estenderá até esta sexta-feira, 14, tem como objetivo reforçar o compromisso sustentável das escolas estaduais e implantar as Comissões para o Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida AMAPÁ). Participaram do evento cerca de cem representantes de 23 escolas estaduais.

Abertura do evento teve a apresentação teatral do grupo Desclacificáveis - Foto: Lidiane Lima

A coordenadora da Educação Ambiental da Seed, Carla Nobre, destacou a importância do ciclo para a formação de professores, que atuarão como multiplicadores entre os estudantes.

"A educação ambiental é primordial para enfrentar os desafios do século XXI. Ela nos ajuda a compreender a relação entre a natureza e as atividades humanas, promovendo a conscientização sobre questões como a escassez de água potável, a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais. Estamos trabalhando com os professores para que eles sejam formadores dos estudantes. O papel deles é importante, pois a educação ambiental é um tema necessário no século XXI. O objetivo do ciclo é conscientizar os alunos sobre a defesa do território da Amazônia e a necessidade de uma educação crítica e atuante. É preciso que todos compreendam que a educação ambiental contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável e resiliente, evitando riscos à vida no nosso planeta", afirmou Carla.

Atividades e projetos

O Ciclo de Formação em Educação Ambiental inclui uma série de projetos e atividades práticas. Uma das ações é o projeto "Aula com Cheiro de Floresta", que vai promover durante o ano, vivências e intercâmbios, incluindo aulas-passeio para locais como o empreendimento Flor de Samaúma e a Aldeia do Manga em Oiapoque. Estas atividades visam proporcionar aos participantes uma experiência direta com o meio ambiente, estimulando a conscientização e o entendimento crítico sobre a preservação ambiental.

O ciclo proporcionará ainda, que os alunos trabalhem em hortas escolares e vivenciem o desenvolvimento sustentável no cotidiano das escolas, como o reaproveitamento da água e o cuidado com o paisagismo.

Uma das experiências exitosas, neste sentido, já acontece na Escola Estadual Antonio Castro Monteiro, em Macapá, de acordo com o professor Benedito Alcântara.

Os alunos e professores da instituição de ensino criaram uma horta de temperos, legumes, plantas medicinais e ornamentais, que são usados na alimentação do corpo escolar.

No ano passado, a Seed passou a acompanhar as ações da escola, que conta com o projeto Guardiões Socioambientais Antonio Castro Monteiro, que atende todas as turmas do turno da manhã.

“Nossa instituição de ensino já vem desenvolvendo esse projeto na prática com recursos próprios dos professores e da escola. Em sala de aula, meus colegas e eu desenvolvemos esse assunto, porque acreditamos que é um assunto transversal que atravessa toda a formação do nosso estudante”, disse o professor Benedito.

Implantação das Com-Vida AMAPÁ

Um dos objetivos principais do ciclo é a implantação das COM-VIDA AMAPÁ nas escolas estaduais. Essas comissões serão responsáveis por promover ações de conscientização e práticas sustentáveis dentro das unidades escolares, reforçando a importância da educação ambiental na defesa do bioma amazônico e na prevenção de desastres ambientais.

Impacto e Continuidade

O ciclo, que acontece até esta sexta-feira, 14, no auditório da Seed em Macapá, é apenas o começo de uma série de ações planejadas pelo Governo do Amapá para fortalecer a educação ambiental no estado.

"Esse é apenas o começo. O ciclo é uma oportunidade para que os professores se prepararem para levar adiante a missão de educar nossos estudantes sobre a importância do meio ambiente", concluiu Carla Nobre.

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