Brasil

Dinossauro de 233 milhões de anos é achado após enchentes no RS

Região onde foi encontrada a ossada é propício as descobertas devido relevo local.

Imagem da escavação: Foto - Divulgação/Cappa-Rodrigo Temp Müller

Imagem da escavação: Foto - Divulgação/Cappa-Rodrigo Temp Müller

17 de julho de 2024 às 09:23
1 min de leitura

Um fóssil de dinossauro, de cerca de 233 milhões de anos, foi encontrado durante uma escavação de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de São João do Polêsine no Rio Grande do Sul.

O responsável pela retirada do fóssil, Rodrigo Temp Müller, paleontólogo que lidera o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), afirma que esse pode ser um dos dinossauros mais antigos do mundo.

A ossada que está quase completa ficou parcialmente exposta após uma enchente na região, e mede aproximadamente 2,5 metros de comprimento. A espécie do animal pré-histórico não foi identificada, mas as características dos ossos fossilizados revelam que o material pertence a um dinossauro carnívoro.

A região onde o fóssil foi descoberto é chamada de quarta colônia, sendo composta por nove municípios (Restinga Seca, Agudo, São João do Polêsine, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande e Dona Francisca), e possibilita diversas descobertas paleontológicas devido ao relevo da localidade.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas