Brasil

Ministério da Justiça lança medida voltada para uso de câmeras corporais em policiais

Segundo o MJSP, ação reduz uso de força e reclamações de conduta do policial entre 25% a 61%.

Uso de câmeras corporais em policiais - Foto - Divulgação /Gov

Uso de câmeras corporais em policiais - Foto - Divulgação /Gov

28 de maio de 2024 às 08:46
2 min de leitura

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança nesta terça-feira (28) dois projetos voltados para garantir segurança durante atuação policial em todo o país. Uma das medidas, estabelece o uso de câmeras corporais pelos policiais.

Uso de câmeras corporais em policiais - Foto - Divulgação /Gov

Essa medida, que deve ser assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, visa aumentar a transparência e a proteção dos profissionais de segurança e dos cidadãos. Segundo o MJSP, o uso das câmeras corporais reduz o uso de força e as reclamações de conduta do policial entre 25% a 61%.

A outra ação, é voltada para a promoção da saúde mental dos profissionais de segurança pública de todo o país. O projeto Escuta SUSP pertence ao Programa Nacional de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública (Pró-Vida) e funciona através do atendimento psicológico on-line.

Teste

O Ministério de Segurança informou que a testagem do uso das câmeras corporais e veiculares iniciou em maio deste ano em policiais rodoviários federais. Os testes de campo estão sendo realizados em cinco estados do Brasil: São José (SC), Uberlândia (MG), Cascavel (PR), Sorriso (MT) e Araguaína (TO).

Resultados Prévios

Nesse período, a Polícia Rodoviária Federal informou que foram coletadas informações valiosas para a atuação dos oficiais, através da captação, armazenamento e o tratamento das imagens registradas por câmeras nos uniformes policiais e nas viaturas durante o serviço.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas