Brasil

Pesquisa diz que 9,6 milhões saíram da extrema pobreza em 2023 no BR

Segundo o FGV IBRE, a região Nordeste apresentou o melhor resultado.

Situação de pobreza extrema - Foto: Agência Brasil

Situação de pobreza extrema - Foto: Agência Brasil

15 de julho de 2024 às 09:02
1 min de leitura

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) divulgou que 9,6 milhões de pessoas saíram da condição de extrema pobreza no Brasil. Os dados foram baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, entre os anos de 2022 e 2023.

Situação de pobreza extrema - Foto: Agência Brasil

Segundo o FGV IBRE, a região Nordeste apresentou o melhor resultado. Dos 9,6 milhões que saíram desta condição, 4,8 milhões moravam no Nordeste no período da pesquisa.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, apontou como justificativa para esse avanço social, a implementação de políticas e programas sociais no país. Para o ministro, as políticas permitiram a retomada do crescimento econômico através da geração de emprego e renda.

O relatório do IBRE, o relançamento do Programa Bolsa família, em março de 2023, gerou grandes efeitos sobre os indicadores de pobreza monetária. Segundo dados, em 9 meses de implementação, cerca de 18 milhões de pessoas saíram da situação de pobreza.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas