Eleições 2024

Candidatura de Marcus Vinícius pode ser impugnada em Floriano

Ações de impugnação foram formalmente protocoladas na Zona Eleitoral de Floriano no dia 13 de agosto de 2024.

Dr. Marcus Vinicius Kalume - Foto: Lupa1

Dr. Marcus Vinicius Kalume - Foto: Lupa1

14 de agosto de 2024 às 09:55
3 min de leitura

A disputa eleitoral pela Prefeitura de Floriano em 2024 sofreu um novo desdobramento nesta terça-feira (13), com a ação de impugnação movida pela coligação "Floriano Cada Vez Maior", formada pelos partidos PSD, União Brasil, Progressistas e pela Federação PSDB-Cidadania, contra os candidatos a prefeito Marcus Vinicius Malheiros Kalume, que concorre ao cargo de prefeito, e Maria da Guia da Cruz, conhecida como Daguia de Bela, que é candidata a vice-prefeita pela coligação "Floriano é do Amor e da Esperança".

Irregularidades

A ação contra Marcus Vinicius Malheiros Kalume alega que o candidato não apresentou as certidões negativas criminais de 2º grau do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, exigidas pela legislação eleitoral. A coligação "Floriano Cada Vez Maior" também aponta uma condenação anterior de Kalume por improbidade administrativa.


Marcus Vinícius Kalume
Reprodução/Instagram


De acordo com a denúncia, em 2012, enquanto ocupava o cargo de Secretário Municipal de Saúde em Marcos Parente, Piauí, Marcus Vinicius foi alvo de uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal. As acusações envolvem irregularidades como aquisição de produtos e serviços sem licitação, contratação de servidores sem concurso público e procedimentos licitatórios irregulares. As sanções incluem multas e a suspensão dos direitos políticos por seis anos.

Desincompatibilização e Lei Eleitoral

A impugnação contra Maria da Guia da Cruz (Daguia de Bela) refere-se à não comprovação de sua desincompatibilização do cargo público que atualmente ocupa. A candidata a vice-prefeita é vereadora e servidora pública na Secretaria Municipal de Saúde de Floriano. A legislação eleitoral exige que candidatos a cargos eletivos se desincompatibilizem de seus cargos públicos dentro de um prazo específico, o que, segundo a ação, não foi cumprido por Daguia.

Procedimentos

As ações de impugnação foram formalmente protocoladas na Zona Eleitoral de Floriano no dia 13 de agosto de 2024. A decisão sobre a aceitação ou rejeição das impugnações agora está nas mãos da Justiça Eleitoral, que deverá analisar os argumentos apresentados e determinar a validade das candidaturas.

Outro lado

O candidato Marcos Vinicius não foi localizado pela TV, Rádio e Portal Lupa1, para comentar o caso.

Confira a decisão de condenação de Marcus Vinícius

10000341620174014003_1498918848_SentençaTipoA (2).pdf

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas