Eleições 2024

Coligação pede impugnação da candidatura de Aderson Filho em Socorro do PI

Prefeito Zitim Coelho, já no segundo mandato, apoia Aderson.

Aderson Filho e família / Foto: Instagram

Aderson Filho e família / Foto: Instagram

12 de agosto de 2024 às 22:34
3 min de leitura

A Coligação "A Mudança Que Socorro Precisa", composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Federação Brasil da Esperança e Partido Solidariedade (SD), protocolou um pedido de impugnação da candidatura de Aderson Filho à prefeitura de Socorro do Piauí. O pedido, registrado sob o número 0600078-81.2024.6.18.0037, levanta questões sobre a elegibilidade do candidato com base em relações familiares e regras eleitorais vigentes.

Motivação do pedido de impugnação

A principal alegação para a impugnação é o relacionamento de Aderson Filho com Yllane Almeida, enteada do atual prefeito de Socorro do Piauí, Zitim Coelho. A coligação argumenta que, com base nas normas eleitorais, Aderson Filho estaria impedido de concorrer ao cargo de prefeito devido à sua relação com um parente do chefe do executivo municipal.

Regras eleitorais em questão

A Lei Eleitoral brasileira estabelece, no Art. 14, § 7°, que são inelegíveis para cargos no território de jurisdição do titular do cargo, os cônjuges e parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, de Presidentes, Governadores, Prefeitos ou de quem os tenha substituído nos seis meses anteriores ao pleito. Essa regra visa evitar a perpetuação de mandatos dentro de uma mesma família.

Zitim e Ciro NogueiraDivulgação/Assessoria

De acordo com a lei, a inelegibilidade reflexa aplica-se a cônjuges e parentes em linha reta (pais, filhos), colaterais até o segundo grau (irmãos, avós, netos) e afins (como sogros, genros e noras). Portanto, Aderson Filho, na qualidade de genro do prefeito Zitim Coelho, se enquadra nas restrições impostas para candidaturas dentro do mesmo município onde o parente exerce o cargo de prefeito.

Aderson Filho e família / Foto: Instagram

Intenções

O prefeito Zitim Coelho, que já exerce seu mandato, apoiar Aderson Filho como candidato à prefeitura. Segundo informações, o objetivo seria assegurar a continuidade da administração municipal dentro da mesma família, visando um terceiro mandato consecutivo.

A lei busca evitar justamente essa concentração de poder e a influência familiar sobre o executivo municipal, o que se alinha à fundamentação da impugnação apresentada pela coligação adversária.

Outro lado

O pré-candidato Aderson Filho não foi localizado pela TV, Rádio e Portal Lupa1, para comentar o caso.

Veja a documentação:

0600078-81.2024.6.18.0037.pdf

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas