Eleições 2024

Telsírio Alencar ingressa com pedido de impugnação de pesquisa em Teresina

Telsírio alegou que a pesquisa trouxe números diferente de eleitores, na apresentação do grau de instrução dos eleitores.

Pré-candidato a prefeitura de Teresina Telsírio Alencar - Foto: Cecília Brandão/Lupa1

Pré-candidato a prefeitura de Teresina Telsírio Alencar - Foto: Cecília Brandão/Lupa1

29 de agosto de 2024 às 13:41
3 min de leitura

O candidato a prefeito Telsírio Alencar (Mobiliza) que concorre à Prefeitura de Teresina, entrou com ação pedindo a impugnação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Quaest na capital. Na representação, Telsírio alegou que a pesquisa trouxe números diferente de eleitores, na apresentação do grau de instrução dos eleitores.

Conforme a representação enviada à Justiça Eleitoral, na pesquisa, a Quaest indica que os números de pessoas com o ensino fundamental completo é de (25%); Ensino médio completo ou incompleto (42%); Ensino superior incompleto ou mais (33%).

Já no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os dados divergem dos divulgados pela pesquisa. No documento aparece que o número de pessoas com fundamental completo (29,01%); ensino médio completo ou incompleto (50,29%) e ensino superior completo ou incompleto (20,29%). Baseado na discrepância de informações, o candidato pede tutela antecipada para suspensão da pesquisa.

Pré candidato a prefeitura de Teresina Telsírio Alencar - Foto: Cecília Brandão/Lupa1

Telsírio em entrevista a TV Lupa1

Conforme o candidato, ele e outros cinco candidatos também não foram citados na pesquisa. O candidato alega que, pela proximidade do período eleitoral, onde todos os candidatos são conhecidos, é impossível que seis dos nove candidatos não recebam nenhuma citação na sondagem, já que nesse tipo de levantamento existem a forma espontânea e a estimulada.

“A maioria dos candidatos não pontuou na estimulada nem na espontânea. De cara, a gente vê que uma pesquisa dessas não é verdadeira. A pesquisa também aponta que o número de pessoas entrevistadas foi de 800, mas o relatório indica 852, ou seja, 52 pessoas a mais. Uma pesquisa como essa precisa ser revista; vamos pedir às autoridades que retirem essa pesquisa de circulação. Não aceitamos esse tipo de afronta à democracia”, afirmou o candidato.

Ainda de acordo com Telsírio, pesquisas que não reproduzem as vozes das ruas são temerosas no processo eleitoral. “Pesquisa que não condiz com a realidade das ruas é temerosa no processo eleitoral. Não vamos admitir esse tipo de manobra tendenciosa em Teresina. Isso já aconteceu favorecendo o mesmo candidato e o mesmo instituto nas eleições para governo em 2022. Vamos pedir a impugnação, seja de quem for a pesquisa”, finalizou.

VEJA O DOCUMENTO

COMPROVANTE DE PROTOCOLO DE AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO.pdf

NOTÍCIA RELACIONADA

Telsírio Alencar quer impugnação de pesquisa

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas