Especiais

Bairro Poty Velho: história, cultura e economia

Conheça um pedaço da história do bairro que originou Teresina.

Artesãs do Poty Velho - Foto: Thawan Melo/ Lupa1

Artesãs do Poty Velho - Foto: Thawan Melo/ Lupa1

16 de agosto de 2024 às 16:00
1 min de leitura

O Poty Velho é o bairro mais antigo da capital piauiense, que se destaca não apenas por sua relevância econômica e cultural, mas também por sua história. Localizado na zona Norte, o bairro abriga o Polo Cerâmico de Teresina, conhecido por sua produção diversa, que vai desde ladrilhos e azulejos até peças decorativas e arte santeira, atraindo compradores e investidores de diversas partes do Brasil.

A presença do Polo Cerâmico tem um impacto significativo na economia local. A indústria cerâmica não apenas gera empregos diretos para os residentes, mas também impulsiona o comércio de materiais e serviços relacionados, como transporte e manutenção. Além disso, o setor promove a capacitação técnica e profissional dos trabalhadores, através da tradição das esculturas em cerâmica.

Culturalmente, o Poty Velho é um local vibrante que preserva tradições e celebrações típicas do Piauí. Para conhecer mais um pouco sobre a história local, conversamos com quem entende do assunto, Raimunda Texeira, presidente da Cooperativa de Mulheres Artesãs em Cerâmica Vermelha do Poty Velho, e Jimmy Presley, presidente da Associação dos Artesãos em Cerâmica do Poti Velho.

Confira a reportagem completa:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas