Dia das Crianças: Veja como a data foi criada no Brasil
Neste dia 12 de outubro, o Lupa1 preparou matéria especial explicando sobre a data e algumas curiosidades.
O Dia das Crianças é tradicionalmente uma época do ano dedicada aos pequenos, onde muitos deles recebem brinquedos, passeios, além de carinho e atenção redobrada dos pais ou responsáveis. Apesar de ser uma data importante, muitas pessoas não sabem a origem e significado desse dia especial.
Tudo começou no dia 12 de outubro de 1923, quando o Rio de Janeiro, até então capital federal, foi sede de um evento político que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países, o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões alimentares, educacionais e de desenvolvimento.
No ano seguinte, após perceber a comoção provocada pelo tema na época, o recém-eleito deputado federal Geraldo Galdino do Valle e Filho (1979-1961) propôs uma lei instituindo, no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.
Em 5 de novembro de 1924, Arthur Bernardes, até então presidente da República, sancionou o Decreto 4.867.
“Fica instituído no dia 12 de outubro para ter lugar, em todo território nacional, a festa da criança, revogada as disposições contrário”, diz o texto.
E assim, surgiu o Dia das Crianças no país.
Curiosidades
Apesar de ser comemorada no dia 12 de outubro no Brasil, a data demorou para fazer parte da vida dos brasileiros, pois não havia feriado e o comércio não se atentava para isso. Só em 1950 com uma intensa campanha de marketing criou, de fato, o Dia das Crianças.
Além disso, apesar de ser comemorada no dia 12, em outros países a data é comemorada em outros dias e meses ao longo do ano.
Em Portugal, a cultura cristã é muito presente. O Dias das Crianças é comemorado em 1º de junho, logo após o mês de maio, que homenageia Maria, mãe de Jesus.
Na terra do sol nascente, Japão, existem dois Dias das Crianças, uma para os meninos (5 de maio) , e outro para as meninas (3 de março).