Halloween: saiba como a data foi criada e conheça algumas curiosidades
Nesta segunda-feira (31) a data é comemorada em vários países pelo mundo.
Nesta segunda-feira (31) é comemorado oficialmente o Halloween, sendo uma das datas mais populares e conhecidas no mundo todo. Uma coisa que muita gente não sabe é como ela surgiu, sendo uma data também recheada de curiosidades.
Em países como Estados Unidos é comum que nesta época do ano várias pessoas se fantasiem e saiam para pedir doces.
Como foi criado
De acordo com estudos já realizados por historiadores, o Halloween surgiu durante um festival realizado pelos povos Celtas, onde habitavam nas Ilhas Britânicas e possuíam uma religião pagã.
Os celtas praticavam um festival denominado de Samhain, em que era dedicado aos mortos e também para celebrar a passagem de ano. A comemoração era realizada todos os anos entre 31 de outubro e 1 de novembro, onde representava um período importante para o calendário Celta.
A fusão de elementos da cultura pagã com elementos da cultura cristã deu origem então à data. Somente no século XIX que ela chegou nos Estados Unidos, e depois foi sendo espalhado para outros países.
Curiosidades
Halloween no Brasil
Já aqui no brasil, a data só passou a ser comemorada no século XX. Um dos fatores que ajudaram e muito para a popularização da celebração por aqui foi a internet.
No país, no dia 31 de outubro, também é comemorado o dia do Saci, isso porque houve algumas críticas por introduzirem no Brasil uma comemoração que é oriunda de fora. Essa foi a forma encontrada para que a cultura brasileira também pudesse ser valorizada.
Monstros
A crença em monstros se dá devido ao festival Celta, em que eles acreditavam que figuras malignas podiam aproveitar a passagem dos mortos para fazer mal aos humanos.
Uso de abóboras
Foi nos Estados Unidos que o uso de abóboras no Halloween se popularizou, inspirado em tradições irlandesas. Os irlandeses acreditavam que se esculpissem rostos macabros em nabos isso afastaria os maus espíritos. E devido a grande disponibilidade de abóboras nos EUA, acabaram substituindo o Nabo por elas.