Fábio Novo quer criar a Coordenação Municipal do Clima em Teresina
Novo explicou que Teresina, ao longo dos anos, esqueceu seus dois rios, e derrubou uma grande quantidade de árvores.
O cuidado com o meio ambiente ganhará destaque no plano de governo do candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo. Um dos compromissos que constará no documento será a criação da Coordenação Municipal do Clima, uma pasta responsável por combater os efeitos das mudanças climáticas na capital.
Novo explicou que Teresina, ao longo dos anos, esqueceu seus dois rios, e derrubou uma grande quantidade de árvores, o que fez a capital perder o título de Cidade Verde dado pelo poeta maranhense Coelho Neto.
Segundo Fábio, a coordenação do clima terá a missão de definir as políticas públicas para as mudanças climáticas e para a transição energética em Teresina.
“A gente vê que em Teresina, nos últimos tempos, a temperatura já aumentou pelo menos um grau. Isso é resultado do aquecimento global. Para não acontecer um desastre igual ao que aconteceu no Rio Grande do Sul, a gente precisa pensar em soluções para mudar essa realidade”, disse Fábio Novo.
Ele explicou que a ideia é reflorestar a cidade, promover o desenvolvimento sustentável incluindo os rios Parnaíba e Poti e coibir ações que agridam o meio ambiente. Fábio Novo lembrou que o crescimento da cidade deve estar alinhado com medidas ecologicamente corretas.
“Nossa proposta de ônibus elétrico no transporte público será fundamental para a redução de gases. O Piauí, por meio do governador Rafael Fonteles, já é destaque no Brasil na transição energética, na produção do hidrogênio verde, e queremos colocar Teresina na dianteira da defesa do meio ambiente entre as capitais”, finalizou Fábio.