Substâncias tóxicas são encontradas em produtos de lojas online
União Europeia e Coreia do Sul detectaram químicos prejudiciais a saúde em produtos.
Uma inspeção realizada pela União Europeia e Coreia do Sul nas plataformas de vendas online, Shein, Temu, e Aliexpress, constataram graus muito altos de algumas substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais à saúde.
As autoridades de Seul realizam inspeções semanais nos produtos vendidos por plataformas digitais como forma de controlar a qualidade da mercadoria. Na mais recente, 144 produtos das três lojas analisadas, não cumpriram as normas legais.
Na Shein, alguns sapatos continham níveis altos de Ftalatos, um produto utilizado para tornar o plástico mais maleável. Um par de calçados estava com 229 vezes a mais de limite legal do químico.
Ainda na Shein, bonés foram encontrados contendo Formaldeído, um produto normalmente usado em construções residenciais. A substância estava em um nível duas vezes superior ao limite permitido.
Além disso, dois frascos de esmalte de unha da Shein continham dioxano, um possível cancerígeno humano que pode causar intoxicação hepática. O nível detectado foi de 3,6 vezes superior ao permitido, além de concentrações de metanol 1,4 vezes acima do nível aceitável.