Saúde

Sesapi reforça atendimento do Hemopi com novos equipamentos

Recentemente, o Hemopi recebeu câmaras frias e centrífugas que serão fundamentais para melhorar o atendimento nas unidades regionais.

Novos equipamentos - Foto:Reprodução

Novos equipamentos - Foto:Reprodução

27 de agosto de 2024 às 15:17
2 min de leitura

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está intensificando seus esforços para descentralizar os serviços do Hemopi, assegurando que as unidades no interior do estado ofereçam a mesma qualidade de atendimento que as de Teresina. Recentemente, o Hemopi recebeu câmaras frias e centrífugas que serão fundamentais para melhorar o atendimento nas unidades regionais.

Rafael Alencar, diretor do Hemopi, destacou que esses equipamentos fazem parte de uma iniciativa do governo para modernizar a infraestrutura tecnológica das unidades ligadas à Secretaria de Saúde, com o objetivo de aprimorar continuamente o atendimento à população.

O investimento de R$ 319.299,96, proveniente de uma proposta federal, permitiu a aquisição de 16 câmaras frias que serão distribuídas entre os Hemocentros Regionais de Parnaíba, Picos e Floriano. Esses centros, que recentemente passaram a produzir plaquetas—a atividade antes era exclusividade do Hemocentro Coordenador em Teresina—se beneficiarão diretamente desses novos equipamentos.

Além disso, 15 centrífugas de bancada serão encaminhadas para as Agências Transfusionais de Piripiri, Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. Os hemonúcleos de Picos, Parnaíba e Floriano também receberão essas centrífugas para auxiliar em suas operações.

Neste mês de agosto, o Hemopi também foi contemplado com três veículos que serão utilizados pelas unidades regionais para apoio em atividades administrativas, campanhas de captação de doadores e transporte de pacientes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas