Saúde

Sesapi reforça necessidade da vacinação contra o sarampo

Esquema vacinal do imunizante corresponde a duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos.

Vacinação - Foto:Reprodução

Vacinação - Foto:Reprodução

13 de junho de 2024 às 13:23
1 min de leitura

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), reforça a necessidade da vacinação contra o sarampo. Em 2024, o Piauí mantém o índice de 93% na cobertura da 1ª dose da vacina que protege contra o sarampo, a tríplice viral. O esquema vacinal desse imunizante corresponde a duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, e uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em 2023, a cobertura chegou a 93,20% no estado.

Vacinação - Foto:Reprodução

O Piauí teve casos de sarampo pela última vez em 2019, com três confirmações naquele ano. Desde então, devido à vacinação, o estado permanece livre da doença. Em 2024, por exemplo, não houve nenhum caso suspeito registrado até agora.

“Para termos o controle da doença no Piauí, além da vacina, estamos realizando capacitações envolvendo os núcleos de vigilância dos hospitais de Teresina, das regionais e dos núcleos do interior do estado com todos os profissionais de saúde”, afirma a coordenadora estadual de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Amélia Costa.

Além do sarampo, a tríplice viral protege contra a caxumba e a rubéola – doenças altamente infecciosas que podem causar sequelas graves e foram responsáveis por epidemias no passado.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas