Geral

Policial do Draco morto no MA foi homenageado em 2021 por turma da Acadepol

Recentemente o agente participou do podcast da Secretaria de Segurança Pública (SPP), onde contou sobre sua trajetória.

Policial Marcelo Soares da Costa do Draco - Foto: Reprodução

Policial Marcelo Soares da Costa do Draco - Foto: Reprodução

03 de setembro de 2024 às 14:36
3 min de leitura

Nesta terça-feira (03), o policial civil Marcelo Soares da Costa, de 42 anos, foi tragicamente assassinado durante uma operação no estado do Maranhão. Recentemente o agente participou do podcast da Secretaria de Segurança Pública (SPP), onde contou sobre sua trajetória.

Marcelo atualmente era lotado no Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), dedicou doze anos de sua vida à Polícia Civil. Sua carreira começou em dezembro de 2016, quando foi nomeado para a corporação.

Formado em administração, Marcelo inicialmente trabalhou na administração das empresas da família. No entanto, após enfrentar uma crise financeira, decidiu mudar de rumo e focar em sua paixão pela segurança pública. Ele se dedicou aos estudos para concursos e, em 2016, alcançou a tão sonhada aprovação para a Polícia Civil.

Após sua nomeação, Marcelo foi lotado no 9º Distrito Policial em Mocambinho, em Teresina, em janeiro de 2017. Naquela época, a cidade enfrentava um aumento significativo na criminalidade, o que levou o governo a buscar uma "oxigenada" nas equipes de segurança.

O policial também passou pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde trabalhou por seis meses, e depois foi designado para o interior, onde permaneceu por cinco meses. Depois participou do Curso de Operações Táticas (COT), semelhante ao do BOPE, um treinamento difícil. Posteriormente, ele integrou a divisão de Operações de Recursos Especiais da Polícia Civil (COG), onde permaneceu por quase cinco anos e também passou pela Corregedoria.

Além de suas atividades operacionais, Marcelo desempenhou um papel importante na formação de novos agentes como instrutor da Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol). Em 2021, ele foi homenageado por uma turma de formação da escola de policiais.

Recentemente, Marcelo estava atuando no DRACO sob a chefia do delegado Charles, desde 2023. Marcelo Soares deixa uma filha de apenas 4 anos, e sua perda é profundamente sentida por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.

Entenda

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (03), o policial civil Marcelo Soares da Costa, natural do Piauí, foi assassinado durante uma operação no estado do Maranhão. Marcelo atuava no Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Policial Marcelo Soares da Costa do Draco - Foto: Reprodução

Durante a Operação Turismo Criminoso, deflagrada contra um grupo acusado de fraudes no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN), os policiais do Draco foram cumprir um mandado de prisão temporária contra o alvo identificado como Bruno Arcanjo, na cidade de Santa Luzia do Paruá.

No momento da abordagem ao acusado, a equipe foi recebida a tiros. Marcelo acabou sendo atingido e não resistiu.

Confira a nota de pesar da Secretaria de Segurança Pública (SPP)

Matérias Relacionadas

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas