Saúde

Governo implanta rede de assistência à saúde indígena em municípios do Piauí

Segundo o IBGE, mais de 4,1 mil indígenas de 7 etnias vivem atualmente no estado.

Povos indígenas

Povos indígenas

05 de julho de 2024 às 19:57
2 min de leitura

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, está implantando uma rede de assistência à saúde indígena em municípios do Piauí e no Rio Grande do Norte. O minério vai criar unidades do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) , polos de atenção e inserção de equipes formadas por profissionais de múltiplas especialidades, para atendimento das comunidades que vivem nas regiões.

Povos indígenasAgência Brasil

Com a ações nos dois estados, o país terá pela primeira vez todas as unidades da federação fazendo parte do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o ministério, a ação vai atender todos os povos das sete etnias presentes no estado.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 4,1 mil indígenas das etnias Tabajara, Caboclo Gamela, Kariri, Caboclo da Prata, Akroá Gamela, Guegué de Sangue e Tapuios residem em dez municípios piauienses.

No Piauí serão criados quatro novos polos de atenção nos municípios de:Piripiri e Lagoa de São Francisco; Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro; Bom Jesus e Currais; Paulistana e Queimadas Novas.

Os polos devem oferecer acesso a atendimento de saúde com equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal e agentes indígenas de saúde.

A inserção de profissionais para atuarem nas regiões do estado está prevista para novembro deste ano, após processo de seleção e qualificação, previsto para agosto. Em maio, foram abertos os processos seletivos para escolha das equipes de saúde que serão alocados em Teresina, inicialmente nas funções de apoiador, enfermeiro de gestão e gestor de saneamento.

Em junho, representantes do Ministério da Saúde tinham percorrido o Sul do Piauí para realizar o cadastro das famílias indígenas atendidas pelo programa. Agora em julho, as equipes devem continuar os cadastros nas regiões Sudoeste e Norte do estado.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas