Saúde

Homem que saía do Brasil para Argentina apresenta sintomas de Mpox

Ministério da Saúde argentino acionou protocolo de emergência e navio está em quarentena.

Varíola dos Macacos

Varíola dos Macacos

21 de agosto de 2024 às 12:37
2 min de leitura

O governo argentino publicou um comunicado nesta terça-feira (20), informando o isolamento de um homem com sintomas de Mpox (Varíola do macaco). O rapaz era tripulante de uma embarcação que saía do Brasil em direção a Argentina. O Ministério da Saúde do país acionou um protocolo de emergência.

O paciente é indiano, e integrava a equipe do navio "In-Lotte", que possuía bandeiras da Libéria, país da Africa Ocidental. A embarcação saiu de Santos com destino ao Puerto San Lorenzo na Argentina. A tripulação que estava a bordo foi isolada.

O Ministério da Saúde Argentino tomou conhecimento do possível caso da doença após um agente marítimo representante do navio acionar as autoridades reportando o caso. Mediante a situação foi acionado o protocolo de Emergência de Interesse Internacional.

Médicos e profissionais de saúde devem realizar exames em toda a tripulação, que ficará de quarentena até os resultados finais. Exceto a equipe de saúde, ninguém deve entrar ou sair do navio durante uma semana.


Entenda

Na última quarta-feira (14), a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a Mpox como emergência sanitária global, a doença ja havia ganho a classificação no fim de 2022 preocupou autoridades por sua rápida propagação, devido uma variante nova.

No entanto, desde o momento de divulgação de emergência sanitária global, em nenhum momento foi recomendado pela organização a implementação de Lockdowns, como foi com o caso da Covid-19.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas