Saúde

Mortes por febre oropouche no Brasil são as primeiras do mundo

​Doença é transmitida por meio de mosquitos e sintomas são parecidos com o da dengue.

Mosquito transmissor da doença- Foto: Ascom

Mosquito transmissor da doença- Foto: Ascom

25 de julho de 2024 às 22:49
2 min de leitura

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) duas mortes causadas por febre oropouche. Até o momento, não havia nenhum registro de óbito pela doença no mundo.

As mortes foram de duas mulheres, com menos de 30 anos, que moravam na Bahia. As vítimas apresentaram sintomas parecidos com o quadro grave da doença.

Febre Oropouche - Foto: Reprodução

Segundo o ministério, os óbitos aconteceram em maio e junho deste ano e nenhuma das mulheres tinham comodidades. A doença é transmitida por mosquitos conhecidos como “maruim” ou “mosquito-pólvora”, mas no geral não apresenta gravidade.

Somente este ano, o Brasil já registrou 7.236 casos de febre oropouche, em 20 estados. A maioria dos casos ocorre na região Norte, principalmente no Amazonas e em Rondônia. Uma morte ainda está sendo investigada em Santa Catarina.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para a doença. É orientado que os pacientes permaneçam em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

Transmissão

A transmissão da Febre Oropouche ocorre principalmente por mosquitos. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.

Ciclos de transmissão da doença:

  • Ciclo Silvestre:Nesse ciclo, os animais como bichos-preguiça e macacos são os hospedeiros do vírus. Alguns tipos de mosquitos, como o Coquilletti diavenezuelensis e o Aedes serratus, também podem carregar o vírus. O mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, é considerado o principal transmissor nesse ciclo.

  • Ciclo Urbano:Nesse ciclo, os humanos são os principais hospedeiros do vírus. O mosquitoCulicoidesparaenses também é o vetor principal. O mosquitoCulex quinquefasciatus, comumente encontrado em ambientes urbanos, pode ocasionalmente transmitir o vírus também.

Sintomas

Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya:

Dor de cabeça;

Dor muscular;

Dor nas articulações;

Náusea;

Diarreia;

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas