Saúde

Teresina recebe dia D de vacinação contra poliomielite neste sábado

Na capital, um total de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em toda a cidade estarão abertas das 8h às 17h para receber crianças de até 4 anos.

Campanha de vacinação - Foto: Prefeitura de Teresina

Campanha de vacinação - Foto: Prefeitura de Teresina

07 de junho de 2024 às 16:40
2 min de leitura

No próximo sábado (08) acontece em todo o Brasil o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em Teresina, um total de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em toda a cidade estarão abertas das 8h às 17h para receber crianças de até 4 anos de idade, público alvo da campanha.

Campanha de vacinação - Foto: Prefeitura de Teresina

Estarão disponíveis tanto a forma injetável (VIP) como a forma oral (VOP) da vacina da poliomielite, que serão aplicadas de acordo com cada caso.

A coordenadora de campanha da Fundação Municipal de Saúde (FMS), explica que crianças menores de um ano de idade devem atualizar a caderneta vacinal, que conta com três doses da forma injetável.

“Já aquelas entre 1 e 4 anos receberão uma dose de VIP ou VOP de acordo com seu estado vacinal. “Reforçamos que todas crianças de 1 a 4 anos deverão receber uma dose da vacina contra a poliomielite, mesmo aquelas com situação vacinal atualizada”, lembra a coordenadora.

Cada zona da cidade terá cinco UBS abertas no dia D. Na zona Norte, serão as unidades Cecy Fortes, Mocambinho, Poty Velho, Monte Verde e Santa Maria da Codipi. Na zona Sul, as UBS Angelim, Mario Covas, Monte Castelo, Parque Piauí e Porto Alegre. Na zona Sudeste, estarão disponíveis as UBS Carlos Alberto,

Mário Rocchi, Nossa Senhora da Guia, Todos os Santos e Alto da Ressurreição. Por fim, na zona Leste as UBS disponíveis serão as do Santa Isabel, Vila Bandeirantes, Mama Mia, Planalto Uruguai e Vale do Gavião.

Sobre a doença

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de 05 casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde a década de 90.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas