Rapidinhas do Poder: o que foi feito e falado na política do Planalto Central
Um resumo da semana nos bastidores de Brasília.
O líder que não lidera
Tem se falado, nos bastidores do parlamento, que o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (sem partido - AP) não está conseguindo segurar os acordos feitos para tentar beneficiar o Palácio do Planalto.
Nesta quinta-feira (09), na tentativa de derrubar a sessão para a análise de vetos do presidente Lula, Randolfe foi acuado por seus colegas que não queriam o adiamento da votação pela terceira vez.
Será que não seria a hora de Lula rever sua equipe de apoio no legislativo? Fica o questionamento.
Pacheco fora da política?
Um outro detalhe que chamou a atenção nesta mesma sessão foi a atitude de alguns parlamentares lamentando a possível saída do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, da vida pública.
De fato, Pacheco não é uma figura notável no cenário político e nem conseguiu atrair os holofotes para o seu mandato no comando do Congresso Nacional. Sua educação é "finesse" extremos não se convertem em votos ou popularidade e ele estaria longe de se tornar um articulador, como é caso do presidente da Câmara, Arthur Lira.
Então, como diria meu amigo Feitosa Costa, será que ele quer deixar a política ou se tocou de que a política já está querendo deixá-lo?
Cavalo caramelo e os purificadores de água da Janja.
Quem também tem chamado atenção é a primeira-dama, Janja. Ela, que adotou uma cadelinha e comemorou o resgate do cavalo caramelo, em meio à calamidade do Rio Grande do Sul, também foi alvo de críticas por, supostamente, ter autorizado a campanha de influenciados digitais para a compra de purificadores de água no valor de 22 mil reais.
Parlamentares bolsonaristas inundaram as redes sociais alegando que esses filtros seriam de uma marca específica, o que soou como lobby em benefício dessa marca utilizando um desastre ambiental.
Depois de toda a repercussão, o vídeo do influenciador Felipe Neto, pedindo doações, acabou sendo tirado do ar e, segundo o próprio youtuber, os equipamentos foram comprados e entregues a população gaúcha.
Pelo menos a missão foi cumprida, ao que parece.
E no dia das mães...
Teremos filhos que atentaram contra as mães e mães que atentaram contra os filhos nas ruas.
O veto ao projeto das saidinhas, que seria analisado pelo Congresso nesta quinta feira saiu da pauta de votações e só será debatido novamente no próximo dia 28.
Ou seja, pelo menos neste dia das mães o beneficio de ressocialização será concedido e tudo estará como antes no quartel de Abrantes.
Sigamos...