Brasil perde nos pênaltis para Uruguai e está fora da Copa América
Após empate em 0 a 0 as seleções se enfrentaram na disputa dos pênaltis por uma vaga na semifinal; Uruguai venceu por 4 a 2.
Em uma partida disputada, mas com poucas chances reais de gol, a seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final da Copa América após perder nos pênaltis para o Uruguai. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, as seleções se enfrentaram na disputa de pênaltis em busca de uma vaga na semifinal da competição.
Aos 73 minutos de jogo, o uruguaio Nahitan Nandez foi expulso da partida após revisão do VAR, após um carrinho que acertou o tornozelo do camisa 10 do Brasil, Rodrygo. Apesar de quase 20 minutos de partida com um jogador a mais, a seleção canarinho não conseguiu marcar e a decisão partiu para as penalidades máximas.
O primeiro pênalti foi marcado pela seleção uruguaia, o meia Federico Valverde abriu o placar para o Uruguai. O zagueiro Éder Militão perdeu o primeiro pênalti para a seleção brasileira. Na segunda cobrança, tanto o uruguaio Rodrigo Bentancur, quanto o brasileiro Andreas Pereira converteram para suas seleções. Terceira rodada de pênaltis, o camisa 10 do Uruguai, Giorgian de Arrascaeta, marcou o terceiro da celeste. O meia Douglas Luiz perdeu a chance de marcar o segundo gol do Brasil. Na quarta cobrança de pênaltis, foi a vez do zagueiro José Giménez desperdiçar para o Uruguai e Gabriel Martinelli marcar para a seleção canarinho. O meia Manuel Ugarte foi o último a bater, converteu o pênalti e fechou o placar em 4 a 2, e garantiu a vaga uruguaia nas semifinais.
Com a vitória em cima do Brasil, a Celeste enfrenta a Colômbia, que avançou na competição após golear o Panamá por 5 a 0,com gols de Córdoba, James Rodríguez, Luís Díaz, Richard Ríos e Miguel Borja. As seleções disputam a vaga para a final na quarta-feira (10), às 21 horas pelo horário de Brasília.