Ginasta é banida das Olimpíadas por beber e fumar antes dos 21 anos
Miyata foi flagrada fumando durante o final de junho e início de julho, além de ter consumido álcool.
Shoko Miyata, ginasta e capitã da equipe japonesa de ginástica artística, foi banida dos Jogos Olímpicos às vésperas das Olimpíadas de Paris 2024, devido a violações sérias ao código de conduta. Shoko teve que voltar para seu país de origem por fumar e consumir bebidas alcoólicas, antes dos 21 anos.
A decisão de retirá-la dos Jogos foi anunciada pelo secretário geral da Associação Japonesa de Ginástica, Kinji Nishimura, nessa sexta-feira (19). Miyata foi flagrada fumando durante o final de junho e início de julho, além de ter consumido álcool em uma área proibida do centro nacional de treinamento no Japão, onde tais práticas são estritamente vedadas.
"Temos altas expectativas para todos os membros da seleção japonesa de ginástica, em todos os momentos", afirmou Tadashi Fujita, presidente da federação, enfatizando a seriedade das responsabilidades associadas à representação nacional.
Nishimura também mencionou que Miyata demonstrou sinais de exaustão durante os treinamentos em Mônaco. "Ela compreende a importância das regras e foi sincera ao enfrentar seu comportamento", comentou ele.